5 maneiras de aumentar a vida útil de pneus

Você sabe qual a vida útil de pneus que estão no seu carro agora mesmo? Se não, talvez deva começar a se preocupar um pouco com isso.

Os pneus são peças essenciais em um veículo. Sem eles, não dá para rodar. Por isso, sempre carregamos um bom estepe, em caso de um imprevisto e necessidade.

Mas, eventualmente, o pneu acaba sua vida útil e precisamos comprar outro. Mas e se houvesse uma maneira de aumentar a vida útil do pneu. Você se interessaria? Se sim, continue lendo esse artigo!

1.      Evite ruas esburacadas para conservar o pneu

A vida útil de um pneu é medida pela quantidade de tempo que ele consegue rodar sem se romper ou ficar danificado. Por isso, um dos passos para aumentá-la é evitar cenários que podem interromper o seu uso permanentemente.

Isso significa que você deve evitar andar em ruas esburacadas para conservar seu pneu. Se possível, tente fazer outro caminho (mesmo que gaste um pouquinho mais de combustível ou tempo, você poupa ao evitar problemas no pneu). Se não for possível, diminua a velocidade para passar em pontos esburacados.

2.      Não acelere nem freie o veículo bruscamente

Outro problema que aumenta o desgaste dos pneus é a aceleração ou frenagem brusca. Os dois atos consomem muito da capa do pneu e o deixam careca mais rapidamente. Por isso, evite realizá-los.

Calibre o pneu com a frequência indicada pela fabricante

Você precisa calibrar os pneus com a pressão indicada pela fabricante e recalibrar na frequência recomendada por ela. Assim, você garante que os objetos estão em bom estado e não estourarão facilmente por causa de uma freada, uma pedra ou algum outro imprevisto.

3.      Não exceda a carga para aumentar a vida útil de pneu

Um vilão para a vida útil dos pneus é a carga do carro que eles devem carregar. A fabricante de pneus especifica qual o peso que eles aguentam, mas em muitos casos as pessoas não sabem disso ou não obedecem ao limite (fazem mudanças de casa com o carro, por exemplo).

Isso sobrecarrega o pneu e diminui sua vida útil.

4.      Faça o rodízio de pneu para prolongar sua durabilidade

Você provavelmente sabe a importância de fazer um rodízio de pneus do seu carro. Se o veículo tiver tração 4×4 ou tração traseira, precisa fazer um rodízio na diagonal e vertical.

Ou seja: as rodas traseiras vão para frente, enquanto as dianteiras trocam de lado (a esquerda vai para a direita e vice-versa) e vão para trás.

Já se o carro tiver tração dianteira apenas, basta trocar as rodas traseiras pelas dianteiras.

Se você fizer o rodízio como o recomendado, garantirá que não terá um pneu que desgastará mais que os outros e aumentará a vida útil média de todos eles.

5.      Faça a manutenção do undercar para não gastar o pneu

Já aconteceu de você comprar um pneu novinho em folha para substituir um careca e, de repente, esse pneu também ficar todo desgastado? Se sim, talvez não seja problema do pneu, mas do undercar do seu carro.

Se sistemas como o de suspensão não estiverem em ordem, podem sobrecarregar os pneus, diminuindo a sua vida útil drasticamente e colocando a segurança do veículo em risco.

Por isso, também faça uma revisão dessas peças para garantir que elas estão em ordem e não estão danificando os pneus.

Seguindo essas dicas, fica fácil aumentar a vida útil de pneu, não é mesmo? Assim, você não precisará mais trocar os seus com tanta frequência. Se o artigo foi útil para você, não esqueça de deixar um comentário abaixo!

Compartilhe

DEIXE O SEU COMENTÁRIO