BMW X1 2016: preço, lançamento e novo motor 1.5

Apresentado durante o Salão de Frankfurt, o BMW X1 2016 chega ao mercado brasileiro no próximo ano. Dotado de um novo visual e com atualizações em sua gama de motores, o modelo será importante da Alemanha no início, no entanto com o passar dos meses, sua fabricação será nacional, mais precisamente na nova fábrica da montadora alemã que fica em Araquari, Santa Catarina.

Fabricado sobre a plataforma ULK1, a mesma usada pelo Active Tourer, o BMW X1 2016 teve suas dimensões aumentadas, o que lhe deixou mais imponente e robusto. Com 4,43 m de comprimento, 1,59 m de altura (cresceu em 5,3 cm) e 1,82 m de largura, o modelo está muito mais espaçoso. O porta-malas também foi aumentado, sua capacidade de armazenamento agora é de 505 litros ou 1550 litros com os bancos rebatidos.

BMW X1 2016 deve superar os seus rivais (Foto: Divulgação)
BMW X1 2016 deve superar os seus rivais (Foto: Divulgação)

Esse aumento nas dimensões do carro alemão já estava nos planos da BMW, visto que o X1 anterior perdia para os seus principais rivais nesse quesito. Agora com esse ganho de espaço interno, a expectativa é de que o modelo possa brigar de igual para igual com o Mercedes GLA e o Audi Q3.

Interior

Internamente, além do aumento do espaço, a cabine passou por mudanças bastante perceptíveis. A começar pelo painel que foi totalmente renovado. O cockpit, por sua vez, continua seguindo o conceito de ser levemente voltado para o lado do motorista. Para completar as novidades, destaque para o dispositivo iDrive, que conta com tela de 6,5 polegadas e Head Up Display, que é capaz de projetar informações diretamente no para-brisas.

O interior do BMW X1 2016 recebeu novidades tecnológicas (Foto: Divulgação)
O interior do BMW X1 2016 recebeu novidades tecnológicas (Foto: Divulgação)

Modelo fabricado no Brasil

Sobre o modelo que será fabricado em Santa Catarina, podemos destacar o inédito motor 1.5 turboflex. A BMW ainda não confirmou a ficha técnica do novo bloco, mas sabe-se que terá tecnologia bicombustível e que deve estrear no X1 2016 entre o segundo semestre de 2016 e o início de 2017.

Confira mais lançamentos da BMW

Consumo

Em testes realizados, o BMW X1 2016 apresentou um bom rendimento. São 20 km/l quando abastecido com diesel e 15,7 km/l quando o combustível usado é a gasolina.

O BMW X1 2016 será nacional a partir do próximo ano

Pelo conjunto da obra, os especialistas apontam que o BMW X1 2016 será superior ao Audi Q3 e ao Mercedes GLA. Principalmente, no quesito espaço interno e na dinâmica do modelo. A tração dianteira e os reajustes na suspensão, garante uma viagem tranquila e bastante confortável. Além disso, a estreia do novo motor 1.5 litros pode chamar a atenção dos consumidores e elevar as vendas do carro alemão.

Compartilhe