Caoa comprará fábrica da Ford em São Bernardo

Parece que o imbróglio com relação a fábrica da Ford em São Bernardo está perto do fim e quem ficará com a fábrica é a Caoa.

No começo do ano, a Ford chocou o mercado automobilístico brasileiro ao anunciar que fecharia a sua fábrica em São Bernardo do Campo.

Na ocasião, três empresas negociaram com a montadora americana para assumir as operações no ABC paulista, mas parece que a situação está se definindo.

Confira a seguir!

A Caoa ficará com a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo

A Ford vem passando por uma reformulação de posicionamento global. Segundo a empresa, é um momento de reestabelecer sua marca em alguns países, sair de outros e repensar como serão suas ações no futuro.

Por conta disso, a Ford está fechando algumas fábricas pelo mundo inteiro, incluindo aqui no Brasil.

A Taboão, a fábrica de São Bernardo do Campo, é uma das mais tradicionais do setor no Brasil. Antes mesmo da Ford, ela já contribuía com carros para o nosso país.

A Ford a usava para produzir sua linha de caminhões no Brasil, além do hatch Fiesta. Porém, aparentemente, não era o suficiente para a empresa, que decidiu abrir mão do recurso.

Para outras montadoras, porém, a fábrica em São Bernardo pode ser útil. Uma dessas empresas é a Caoa, que representa marcas como a Subaru, Cherry e Hyundai no Brasil, além de ser a revendedora de 40% de tudo que a Ford vende no país.

A Caoa entrou em contato com a Ford e as duas negociaram a fábrica de São Bernardo. Segundo fontes da imprensa nacional, o acordo foi fechado e será anunciado em breve.

De acordo com o reportado, a Caoa manterá a linha de produção de caminhões da Ford em São Bernardo, já que a empresa teria conseguido a licença para vender os veículos aqui no Brasil durante a negociação.

Essa seria uma parceria parecida com a que a Caoa tem com a Hyundai em Anápolis, Goiás. Na cidade, a empresa tem uma fábrica que fabrica os Hyundai Tucson e iX35. Porém, além desses dois carros da Hyundai, a fábrica de Anápolis também faz o Tiggo 5X e o Tiggo 7, da Cherry.

Portanto, é seguro pensar que a Caoa deverá começar a dar uso à Taboão com os pesados da Ford, mas depois fabricar outros carros ali também.

Originalmente, se especulava que a Caoa usaria a fábrica da Ford em São Bernardo para um velho sonho: o de produzir carros próprios.

Porém, ao que parece, esse não é o primeiro foco da empresa com fábrica atual. Pode ser que no futuro, mas a ideia não parece ser essa no momento.

Por enquanto, nenhuma das duas empresas confirmou a informação noticiada pelos veículos especializados, mas também não negaram.

A ideia é que o anuncio oficial seja realizado em breve, quando os últimos detalhes da negociação sejam resolvidos e tudo seja colocado em ordem.

E aí, o que achou da novidade? Acha interessante a Caoa comprar a fábrica da Ford em São Bernardo? Um final feliz para os trabalhadores do local? Comente abaixo com a sua opinião!

Compartilhe

DEIXE O SEU COMENTÁRIO