Chevrolet Camaro 2016 chega aos Estados Unidos com novidades

O Chevrolet Camaro 2016 ainda nem chegou ao Brasil, mas já está causando grande expectativa nos consumidores, tudo graças as novidades que a montadora estadunidense adicionou a nova linha do modelo. Além de alterações visuais, o conjunto mecânico também passou por modificações e deve ser o ponto alto do sonho de consumo de muitos brasileiros.

A apresentação oficial da linha 2016 do Novo Chevrolet Camaro aconteceu durante um evento realizado em Belle Isle, Detroit, nos Estados Unidos. Chamado de sexta geração, o modelo só chega ao Brasil no segundo semestre desse ano. Como está longe de ser lançado no mercado brasileiro, a montadora preferiu não divulgar os preços, a fim de causar ainda mais suspense.

O Chevrolet Camaro 2016 é aguardado com expectativa no Brasil (Foto: Divulgação)
O Chevrolet Camaro 2016 é aguardado com expectativa no Brasil (Foto: Divulgação)

Com muitas mudanças, o Chevrolet Camaro 2016 está mais leve e potente, já que as dimensões foram reduzidas e motorização incrementada. O conjunto mecânico do modelo conta com motores que partem do 2.0L Turbo de 275 cv de potência e vão até o V8 6.2L de incríveis 455 cavalos de potência.

Dimensões

A plataforma usada no novo Camaro 2016 é mais rígida e leve, o que garante uma condução mais aprimorada e uma melhor resposta em curvas mais acentuadas. Para melhorar ainda mais a dirigibilidade do modelo norte-americano, há a presença de um túnel de vento. A mudança realizada em seu design, visando melhorias em sua aerodinâmica, deixaram o envenenado parecido com um “Transformer”.

Como foi dito, as dimensões do Chevrolet Camaro foram reduzidas, o que resultou em 2,81 m de distância entre-eixos, 1,34 m de altura, 1,89 m de largura e 4,78 m de comprimento. Não foi uma redução tão drástica (cerca de 5 cm, em média), mas o modelo ficou com um visual mais equilibrado, ainda mais que foram adicionados fortes vincos horizontais nas laterais, traseira e dianteira, que são complementados pela integração do conjunto de luzes, o que deu uma pegada ainda mais robusta ao carro.

Ainda sobre o seu “encolhimento”, o Camaro 2016 “emagreceu” cerca de 90 kg em seu peso total. A “dieta” consistiu em adotar alumínio e atualizar várias peças do carro. Sobre isso, a montadora norte-americana informou que 70% dos componentes da arquitetura do modelo são exclusivos, o que mostra a atenção que foi dada para a nova geração dessa máquina.

Fincos fortes foram adicionados nas laterais do Chevrolet Camaro 2016 (Foto: Divulgação)
Fincos fortes foram adicionados nas laterais do Chevrolet Camaro 2016 (Foto: Divulgação)

Novidades mecânicas

Sobre as novidades mecânicas, podemos destacar a chegada da nova suspensão multilink de cinco braços na traseira e multilink McPherson na dianteira. Detalhe que ambas foram desenvolvidas com a geometria específica para o Chevrolet Camaro 2016. Na configuração SS, a suspensão é ainda mais completa, visto que a mesma conta com um sistema inteligente (equipava apenas o modelo ZL1), que é capaz de realizar a leitura das condições de pilotagem e da pista, a fim de fornecer a opção adequada de regulagem, o que acaba por melhorar o desempenho quando o carro estiver em alta velocidade.

Por falar na versão SS do novo Camaro 2016, essa foi uma configuração desenvolvida para as pistas. Tanto que a mesma conta com rodas aro 20, pneus Goodyear Eagle F1Asymmetric com tecnologia run-flat e freios de 338 mm na traseira e 345 mm na dianteira. A versão LT é mais comportada, exemplo disso são os freios de 320 na dianteira e 315 na traseira, (de pistão único e pinças deslizantes), rodas aro 18 com pneus Goodyear Eagle Sport e luzes halógenas, que contam com opções de LED e também de alta intensidade (HID) na configuração SS.

O interior do Chevrolet Camaro 2016 conta com acabamento refinado (Foto: Divulgação)
O interior do Chevrolet Camaro 2016 conta com acabamento refinado (Foto: Divulgação)

Confira mais lançamentos da Chevrolet

Motorização e Consumo

Sem abrir o capô o Chevrolet Camaro 2016 é díficil detectar diferenças entre as versões, no entanto assim que os motores são exibidos, a história muda completamente e as surpresas aparecem. A configuração LT é equipada com o bloco 2.0L Turbo de 275 cavalos e 40,7 kgfm de torque. A transmissão é manual de seis velocidades ou automática de 8 marchas com opção de troca nas famosas borboletas atrás do volante. Além disso, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em menos de seis segundos. O consumo fica na casa dos 12,75 km/l.

Como novo integrante da gama de motores do novo Camaro 2016, temos o V6 3.6L, propulsor esse que fornece 335 cv de potência e torque de 39,2 kgfm, ou seja, o melhor desempenho dos naturalmente aspirados V6 do mercado. Dotado de tecnologias como tempo de válvulas variável, injeção direta e desativação inteligente de cilindros, o bloco também promete um consumo abaixo da média para a sua cilindrada.

A grande alegria dos consumidores mais apaixonados, continua sendo o motor V8 6.2L que equipa o Chevrolet Camaro 2016 SS. Com 20% dos seus componentes produzidos especialmente para o modelo norte-americano, sistema de injeção direta aprimorado e um novo sistema tubular em “Y” de exaustadores, o bloco é certamente um dos pontos fortes do carro.

Fornecendo 455 cv de potência e 46,3 kgfm de torque, o motor V8 6.2L do novo Camaro 2016, colocam o modelo como o mais potente de todos os tempos. A transmissão pode ser automática de oito marchas e manual de seis velocidades.

A três versões do Chevrolet Camaro 2016 (Foto: Divulgação)
A três versões do Chevrolet Camaro 2016 (Foto: Divulgação)

Tecnologia

Para garantir que toda essa potência possa ser usada nas ruas e pistas, o novo Camaro conta com um sistema que seleciona o tipo de direção (antes equipava apenas o superesportivo ZL1) mais recomendado para o motorista. Posicionado no console central renovado, o seleto traz configurações automáticas para Sport, Tour, Gelo/Neve e na configuração SS, Track.

Essas seleções mudam as características de desempenho do modelo, tais como a calibragem do som do sistema de escapamento, estabilidade e da direção elétrica e o mapeamento das marchas. Para facilitar a visualização dessa seleção, há na lista de opcionais, um sistema de iluminação inteligente que muda de cor conforme a opção escolhida. As cores são azul gelo (Gelo), azul (Neve), vermelho (Tour) e laranja (Sport).

Compartilhe

2 COMMENTS

  1. Sem abrir o capô o Chevrolet Camaro 2016 é díficil detectar diferenças entre as versões, no entanto assim que os motores são exibidos, a história muda completamente e as surpresas aparecem. A configuração LT é equipada com o bloco 2.0L Turbo de 275 cavalos e 40,7 kgfm de torque. A transmissão é manual de seis velocidades ou automática de 8 marchas com opção de troca nas famosas borboletas atrás do volante. Além disso, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em menos de seis segundos. O consumo fica na casa dos 25 km/l.

    25km por litro ? estranho .. Aguardo posição amigos . ATT BETOSPOLTI

    • Olá Alberto,
      confirmando a informação, houve um pequeno erro na definição do consumo. Ao invés de 25 km/l como foi dito, são 12,75 km/l.
      Obrigado pela observação.
      Seja sempre bem vindo.
      Um abraço!

Comments are closed.