Chevrolet Onix pode sair do mercado após zerar nos testes de segurança

O Chevrolet Onix continua em evidência no mercado brasileiro, no entanto dessa vez os comentários são negativos e podem selar o destino do modelo mais vendido no Brasil. Em testes de segurança realizados pelo Latin NCAP, o hatch zerou em todos os quesitos e foi reprovado.

Após os resultados dos testes, a PROTESTE (Associação de Defesa do Consumidor) emitiu nota afirmando que solicitará a retirada do novo Onix do mercado brasileiro.

Resultado do impacto do Chevrolet Onix em um dos testes.
Resultado do impacto do Chevrolet Onix em um dos testes. (Foto: Divulgação)

Na avaliação para proteção de crianças, o carro recebeu três estrelas (cinco possíveis), já na avaliação de proteção para adultos, o Onix não recebeu nenhuma estrela.

A PROTESTE (parceria do Latin NCAP) explicou que o desempenho estrutural do Chevrolet Onix no impacto lateral é muito pior do que os apresentados pelos rivais Peugeot 208 e Fiat Palio.

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Na colisão lateral, a coluna B apresentou um grande deslocamento (afundamento) na área em que o passageiro está acomodado.

Chevrolet Onix fora do mercado?

Advogada da PROTESTE, Sonia Amaro informou que as solicitações (retirada do Onix do mercado) serão feitas junto ao Ministério Público, Secretaria Nacional do Consumidor, entre outros órgãos responsáveis.

“O Onix foi o único que registrou valores que ultrapassam os limites biomecânicos permitidos para o peito no teste de colisão”, diz a associação. “Provavelmente, devido a seu pobre desempenho estrutural, a situação não mudaria nem mesmo incluindo airbags laterais”. Palavras de Sonia Amaro.

Abaixo, você confere na íntegra, a declaração de Henrique Lian, ele que é gerente de relações institucionais e mídia da PROTESTE.

“É uma ofensa à inteligência do consumidor que a General Motors, que afirma que o Onix é baseado numa plataforma global, não tenha tido êxito na versão avaliada pelo Latin NCAP. De acordo com os resultados do teste foi verificado que o carro não seria aprovado pela regulação da ONU (UN95), nem pela Norma Federal de Segurança Veicular dos EE.UU. (FMVSS214), aplicados na Europa e nos Estados Unidos respectivamente.

Não consideramos que a América Latina seja depósito para carros fora dos padrões exigidos, no entanto, infelizmente, não parece ser a opinião da GM. A PROTESTE, diante dos resultados decepcionantes do Onix, pedirá a sua retirada do mercado”.

Seria o fim da menina dos olhos da General Motors? Confira abaixo, o vídeo do teste de segurança do Chevrolet Onix.

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