IPVA: Como consultar o valor do IPVA 2019 por estado?

O ano começou e uma das primeiras preocupações para os donos de carros é pagar o IPVA 2019.

Todo mês de janeiro é assim: precisamos consultar o valor do IPVA, planejar nossas contas, emitir o boleto e fazer o pagamento do imposto para começarmos o ano em dia com nossas obrigações tributárias.

Mas, na correria do dia a dia, podemos esquecer de verificar essa informação e ficamos sem saber quanto pagar no IPVA. Aí, quando vamos ver, nos surpreendemos com o valor e ficamos numa situação econômica complicada, pois não nos planejamos para isso.

Por isso é importante consultar o valor do IPVA 2019 logo no começo do ano para planejar todas as contas e separar o dinheiro para esse pagamento. Como fazer isso? Vamos descobrir!

Como consultar o valor do IPVA 2019 da minha cidade?

O primeiro passo para conseguir consultar o valor que será pago por você no IPVA desse ano é separar os documentos oficiais do seu veículo.

Nele, estarão especificadas as informações necessárias para fazer essa consulta do IPVA 2019. Cada estado costuma exigir um dado diferente, mas a maioria deles estará no documento do seu veículo.

O primeiro dado a ter em mente é o nome do fabricante e a versão exata do modelo do seu veículo. Às vezes, um mesmo modelo tem diferentes versões e o IPVA muda de acordo com elas.

Vamos dar um exemplo. Imagine que você comprou um HB20 2018 no ano passado. Existem diferentes versões do mesmo veículo, cada um com valores específicos no IPVA. O dono de um HB20 1.6A RSPEC, por exemplo, pagará algo como R$ 1.405, enquanto o proprietário de um HB20 TCIM COMP pagará R$ 1.065,00.

É uma diferença de 340 reais. Por isso é importante saber que seu veículo não é só o “HB20”, mas sim se ele é um “1.6A RSPEC”, “TCIM COMP” ou qualquer uma das outras versões disponíveis.

Essa informação estará presente no documento oficial de registro do seu veículo. Além disso, anote em um papel a placa do seu veículo, que também será necessária para a consulta.

Outro dado essencial para fazer a consulta do IPVA 2019 para seu veículo é o RENAVAM. Ele é como um “RG de carros”, um código único que identifica seu carro perante os sistemas estaduais.

RENAVAM e IPVA 2019
Onde encontrar o RENAVAM? (Foto: Reprodução)

Depois de ter esses dados em mãos, você deverá entrar nesse site oficial da Secretaria da Fazenda do seu estado ou no site do DETRAN do seu estado para fazer essa consulta. Se você não sabe quais os endereços desses sites, segue a lista abaixo:

Nessas páginas, você encontrará as informações necessárias para consultar o valor do IPVA 2019, ver quanto terá de pagar, quais os prazos e se planejará para resolver essa pendência tributária para começar o ano com tudo certo.

Compartilhe

DEIXE O SEU COMENTÁRIO