Como cuidar da manutenção do motor do seu carro

Você sabe como cuidar da manutenção do motor do seu carro? Se não, talvez precise começar a aprender.

O motor é o principal item de um carro e, se você cuidar bem dele, terá um carro funcional por muitos e muitos anos.

Portanto, vamos aprender como cuidar do motor do seu carro e estender a vida útil do veículo!

Não ande em baixa rotação

Muitos motoristas, especialmente os mais novos, têm o hábito de andar com o carro em baixa rotação.

Por exemplo: o motorista conduz a 80 quilômetros por hora, na quarta marcha, mas chega em um semáforo vermelho ou vai fazer uma curva mais fechada. ele desacelera e, em vez de reduzir a marcha para acompanhar a velocidade, mantém a quarta marcha.

O que acontece: o carro roda numa rotação muito baixa para a velocidade que está usando. Isso significa que o motor será forçado e perderá um pouco de vida útil por causa disso.

Cuidado com o limite de giros

Alguns carros contam com um conta-giros (uma faixa vermelha no medidor de velocidade ou próximo dali). Essa faixa é chamada de limite de corte: quando o carro chega naquela velocidade, ele começa a cortar o seu giro para evitar quebrar.

O problema é que isso é um nível de stress no motor, que pode eventualmente enfraquecer pedaços dele e gerar problemas, como uma quebra de biela.

Cuida de manutenção do motor do carro de forma geral

Cada elemento do motor precisa ser vistoriado para garantir que todos os pedaços funcionam corretamente.

Os bicos injetores precisam ser limpos regularmente, a alimentação do combustível na injeção direta deve ser pressurizada corretamente, as mangueiras precisam ser verificadas adequadamente, assim como a correia dentada, o radiador e filtros.

Leia no manual de instruções do seu carro para respeitar os prazos e recomendações da montadora.

Evite “bater pino” com o carro

Você está andando com o seu carro quando, de repente, começa a ouvir um barulho metálico vindo do motor. Um toc… toc… toc.

Você desacelera e o barulho para. Volta a acelerar e ele volta. Toc. Toc. Toc.

Isso se chama, popularmente, bater pino e é um risco enorme para o seu motor, podendo derrtar as cabeças dos pistões.

O nome técnico disso é pré-ignição e o barulho acontece quando o ar e o combustível começam a se queimar antes da faísca na vela, gerando uma onda magnética dentro da câmera de combustão. Quando a faísca vem, gera uma segunda onda. Quando as duas se chocam, você ouve esse barulho metálico.

Existem muitos motivos para esse tipo de situação acontecer. Até mesmo o seu combustível (se ele for de baixa octanagem e não ter resistência a uma alta taxa de compressão).

Seja como for, se ouvir a batida de pino (que, ironicamente, não tem nenhum pino), não force o carro. Tente passar em um mecânico para descobrir o que está acontecendo.

E aí, gostou de conhecer essas técnicas para cuidar da manutenção do motor do seu carro? Seguindo nossas dicas, você não forçará o motor e ele durará por mais tempo com o seu veículo. Comente abaixo a sua opinião sobre esses cuidados essenciais!

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