Como escolher a melhor cadeirinha para automóvel

Desde 2010, quando a Lei da Cadeirinha foi aprovada, que se tornou obrigatório ter uma cadeirinha para automóvel no seu carro quando for transportar alguma criança. Também chamados de bebê-conforto, esses equipamentos são essenciais para a segurança e bem-estar dos mais novos.

Mas você sabe como escolher uma cadeirinha para automóvel? Que tipo de coisa temos que ter atenção? Como saber que estamos optando pelo melhor equipamento para nossos filhos e que eles estarão seguros no banco de trás dos nossos carros?

É o que veremos no artigo de hoje. Por isso, continue lendo!

Quais os tipos de cadeirinha para automóvel

Talvez você não saiba disso, mas existem diferentes tipos de bebê-conforto para o seu filho ou filha. Na verdade, o estilo do equipamento é definido pela idade e peso da criança que irá usá-lo.

Para os mais novos que pesam até um máximo de 9 quilos (alguns modelos aguentam até 13 quilos, mas são mais raros) e tenham 1 ano, o ideal é usar o bebê-conforto. Sim, esse termo é usado para um tipo específico de cadeirinha (é como aquele caso das marcas que ficam mais famosas do que o tipo de equipamento, como Xerox e Bombril, e a gente chama a categoria toda pelo termo de um só).

Então, no caso, bebê-conforto é o tipo de cadeirinha que bebês de até 9 quilos usam nos carros. Ela é como uma “casinha” protegida  por cintos de segurança com 5 pontos. Uma das suas vantagens é que muitos modelos se encaixam diretamente nos carrinhos de bebê (em algo chamado travel system), então facilita para os pais transportarem a criança.

Depois dos 9 quilos, a criança deve começar a usar a poltrona reversível até atingir a marca de 16 quilos e a marca de 4 anos.

Essa poltrona é o tipo de cadeirinha para automóvel mais comum que você vê por aí: parece um banco extra que é colocado em cima do banco traseiro do carro, com alguns pontos de segurança para o cinto de segurança do veículo.

Especialistas recomendam que, enquanto o bebê for pequeno e ainda for possível, o ideal é manter a cadeirinha de costas. Ou seja, com o bebê olhando para o banco traseiro e não para a frente. Quando não for mais possível, a criança deve passar a olhar para frente do carro.

Por fim, o terceiro tipo de cadeirinha para carro é o booster. Segundo a Lei, crianças até 7 anos e meio devem usar esse tipo de equipamento, mas o recomendado por especialistas é que o material seja usado até a criança ter 1,45 cm de altura.

Os boosters são pequenas elevações no banco do carro para que a criança tenha a altura necessária para usar o cinto de segurança corretamente, protegendo-se de impactos e evitando riscos maiores em caso de acidentes.

Como escolher as melhores cadeirinhas de automóvel?

A cadeirinha para automóvel é um objeto de segurança e, portanto, não deve ser negligenciado. Quando for comprá-la, siga essas dicas:

  • Verifique se o produto é aprovado pelo INMETRO;
  • Instale a cadeirinha ainda na loja, para ver se ela funciona bem com o seu carro;
  • Use a cadeirinha sempre que o bebê ou criança estiver no carro, independentemente se a viagem for curta ou “só até a esquina”;
  • A cadeirinha deve estar presa no banco do carro com o cinto de segurança e bem apertada, não devendo mover mais do que 1,5cm para cada lado.

Agora que você já sabe como escolher uma cadeirinha para automóvel, é hora de preparar o seu carro para levar seus filhos em segurança para qualquer lugar. Não esqueça de deixar um comentário com as suas dicas e experiências com os modelos de cadeirinhas atuais!

Compartilhe

DEIXE O SEU COMENTÁRIO