Conheça o novo Ford Focus ST

Um novo Ford Focus ST vem aí. Pelo menos é o que prometeu a Ford, que apresentou o novo veículo nessa semana para os consumidores.

O carro surpreende: é o Ford Focus mais potente que já comercializado, também com uma mudança de visual significativa. Confira tudo com mais detalhes logo a seguir!

Novo Ford Focus ST – dois motores de potência!

A principal característica do novo Ford Focus ST é que esse é o modelo mais potente já lançado dessa linha. Sai de cena o antigo 2.0 turbo e entra um 2.3 turbinado. No total, são 280 cavalos de potência (12% a mais que a versão anterior) e torque de 42,8 mkgf (17% a maior que o modelo antigo), entregando de 3 mil a 4 mil rotações.

Na prática, o novo ST vai de 0 a 100 quilômetros por hora em apenas 6 segundos, uma aceleração imponente para um hatch.

Esse motor 2.3 a gasolina não é o único do novo Ford Focus ST. Há ainda a possibilidade de comprar o veículo com um motor diesel. Nesse caso, é o 2.0 EcoBlue da Fordo, com 190 cavalos de potência e torque de 40,1 mkgf. Apesar de ficar um pouco abaixo do motor a gasolina, esse é o motor diesel mais potente já usado em um Ford Focus.

Novidades na direção do novo Ford Focus ST

Além do motor mais turbinado e potente, o novo Ford Focus ST apresenta algumas novidades no modo de condução.

Para começar, existem diferentes modos de condução que o motorista pode selecionar, cada um com uma configuração indicada para diferentes momentos.

O carro também apresenta um sistema de deslizamento limitado eletrônico, o que garante maior estabilidade e tração para o veículo (essencial já que ele tem mais potência que a média dos carros do segmento).

Outra novidade é um sistema especial do motor 2.3 do Ford Focus ST, que elimina o atraso em respostas. Quando o motorista tirar o pé do acelerador, o sistema é acionado e mantém a borboleta de aceleração um pouquinho aberta. Por causa disso, a rotação turbo do motor se mantêm elevada e o Focus oferece respostas quase imediatas para o condutor. Ideal para evitar acidentes e pode ajudar a salvar vidas.

Por fim, o veículo virá com a possibilidade de usar um sistema de marchas automático com 7 marchas. Nesse caso, o sistema aprende o estilo de direção do motorista e se adapta a isso, oferecendo as melhores condições.

Sem o câmbio automático, os carros vêm com uma série de transmissão manual com 6 marchas.

A suspensão é outro ponto que ganha destaque nessa nova versão do Ford Focus ST: ela tem um amortecimento contínuo que deixa o andar do carro mais refinado. Além disso, ela é alterada para dar mais ou menos amortecimento dependendo do modo de condução escolhido.

No momento, o Ford Focus ST deverá ser vendido apenas na Europa, mas há a possibilidade de chegar a outros países, como o Brasil. Se não nesse modelo, pelo menos como plataforma para outro veículo.

E aí, o que achou da novidade? Comente com as suas impressões abaixo!

Compartilhe

DEIXE O SEU COMENTÁRIO