Cuidados antes de comprar um carro usado

Pensando em comprar um carro usado? Então saiba que existem certos cuidados que você precisa ter para evitar dores de cabeça no futuro, sejam problemas judiciais ou de mecânica.

Nós montamos um guia com as dicas que você precisa seguir antes de fechar negócio e comprar um veículo de segunda mão.

Confira!

Teste o carro usado antes de comprá-lo

Fazer um test drive já é essencial quando falamos de comprar um veículo novo. Quando o assunto é carro usado, então, se torna imprescindível: nunca compre um automóvel antigo sem fazer um test drive.

Claro que existem problemas que só aparecem com o uso prolongado do carro, mas outros são visíveis logo no teste drive. Carros com problemas nos pedais de freio, acelerador ou embreagem, além de situações no câmbio ou na suspensão, são “descobertos” logo na primeira voltinha que o veículo.

Tenha atenção ao ruído do motor

Quando for comprar um carro usado, uma das suas principais preocupações deve ser o motor (afinal, é a peça mais importante do veículo).

Um motor em bom estado, seja velho ou novo, produz um barulho constante e ininterrupto. Fique de olho no ruído do motor do carro para perceber se tem algo errado: interrupções (mesmo que curtas) ou engasgos são sinais de que o motor tem algum problema.

Faça uma vistoria completa no carro usado

Como não poderia deixar de ser, contrate um profissional para fazer uma vistoria completa no veículo.

É claro que o test drive e a atenção no ruído do motor ajudam a captar os problemas mais superficiais que o carro pode ter, mas é só um profissional que poderá dizer os danos mais antigos e que não aparecem tão facilmente.

Alguém treinado poderá dizer mais ou menos o custo que você terá para deixar o carro usado tinindo e você pode adicionar isso no seu orçamento para saber o negócio é vantajoso ou não.

Avalie os preços que pagará

Quanto pagar em um carro usado? Essa é uma questão muito interessante e sem resposta fácil.

O primeiro ponto a ter em consideração é a Tabela FIPE. Ela é usada no Brasil inteiro para a comercialização de carros usados. Portanto, verifique nela se o carro que você está interessado está sendo comercializado por um preço justo.

Depois, adicione o orçamento do mecânico que fez a vistoria no veículo. Por fim, coloque na ponta do lápis o tempo que você pretende ficar no carro e a desvalorização que ele sofrerá.

Considere todos os aspectos para saber se é um bom negócio ou se é preferível esperar um pouco mais para comprar um carro novo.

Pesquise a situação judicial do veículo

Apesar de ser proibido, ainda existem muitas pessoas que tentam repassar veículos com problemas judiciais para outras pessoas. São os famosos “rolos”.

Apesar de ser uma fraude processual, até você conseguir provar que outra pessoa agiu de maneira errada, já passaram alguns bons meses (ou anos) e você teve muita dor de cabeça.

Por isso, o ideal é já checar todas as pendências antes de comprar. Para isso, pesquise no DETRAN local a placa e a matrícula do carro para ver se há alguma pendência, como multas ou IPVA. Além disso, pesquise se o carro não foi penhorado em algum processo judicial.

Seguindo essas dicas, você poderá comprar um carro usado sem problemas ou dores de cabeça. Depois de fechar o negócio, volte aqui e deixe um comentário dizendo o que achou do seu novo carro!

Compartilhe

DEIXE O SEU COMENTÁRIO