Cuidados com o carro antes de viajar

Quem não adora aproveitar um feriado prolongado (o ano terá pelo menos 2 ou 3 grandes oportunidades de descansar) ou as férias para cair na estrada? Porém, é preciso ter alguns cuidados com o carro antes de viajar para muito longe de casa.

Afinal, você não quer ter um problema na estrada com a sua família porque não revisou o carro, não é mesmo? Além de ter de pagar uma nota alta para resolver o problema, você ainda colocaria seus entes queridos em perigo. Péssimo, né?

Aproveitando que o Carnaval vem em breve e você pode estar planejando viajar de carro com a família, montamos um breve guia com as principais dicas para se precaver e viajar com segurança e tranquilidade. Confira!

Revisar é um dos cuidados com o carro antes de viajar

O passo mais comum e seguro antes de sair com o carro para uma viagem longa é fazer uma revisão geral no veículo em uma oficina de confiança.

É verdade que normalmente a gente “sente” quando tem alguma coisa errada com o carro. É como o computador: se ele demora um segundo a mais para ligar, a gente já sabe que tem algo errado por estarmos sempre com ele e conhecermos seu funcionamento.

Porém, isso só aparece quando o problema está se manifestando. muitas vezes ele passa meses ali, sem ser notado, até surgir. Por isso é importante fazer uma revisão geral antes de cair na estrada, para checar se as peças estão gastas, se alguma coisa está se encaminhando para dar algum problema.

Revise o óleo e o filtro de óleo do carro

Caso você queira dar uma olhada mais profunda no carro antes de viajar, comece pelo nível de óleo e seu prazo de validade. Em muitos casos, o óleo ainda não precisa ser trocado, mas precisará durante a viagem e é melhor fazer isso antes de partir.

Por exemplo, a maioria das montadoras sugere a troca de óleo a cada 10 mil quilômetros rodados. Mas o seu carro rodou apenas 9.300 quilômetros.

Porém, sua viagem é de São Paulo até o Rio de Janeiro. São 432 quilômetros na ida e mais 432 na volta. No total, são 864 quilômetros, que juntariam com os seus 9.300 para dar 11.164 quilômetros, o que faz necessário trocar o óleo antes de ir porque um carro com óleo abaixo do nível pode danificar o seu motor.

Cuide dos freios do carro antes de viajar

Os freios são parte essencial do seu veículo e você deve cuidar muito bem deles antes de pegar a estrada. Afinal, você quer que eles estejam 100% em caso de necessidade, não é mesmo?

A cada 10 mil quilômetros, os freios precisam ser revisados por um mecânico ou concessionária, enquanto você deve cuidar disso da mesma maneira do óleo: considerar os quilômetros da viagem para saber se precisa revisá-los antes de ir. Além disso, não custa nada passar em um posto de combustível para checar o fluido do freio e completar se tiver baixo (se for o caso, há chance de ter um vazamento no seu sistema, então consulte um mecânico de confiança).

Verifique a suspensão do seu carro

Sabe outro item que deve ser verificado e revisado a cada 10 mil quilômetros? A suspensão do carro. Ela é muito importante porque controla o balanceamento do veículo (e carros desbalanceados causam acidentes muito facilmente, basta um toquinho para tirá-los completamente da estrada).

Por isso, é importante verificar o desgaste dos amortecedores, buchas, molas e batentes da suspensão do carro antes de viajar.

Calibre os pneus antes de sair de casa

Nos pneus estão, também, uma das principais fontes de acidentes incapacitantes nas estradas. Um pneu furado no meio da estrada e você fica em situação complicada para resolver o problema, especialmente se não estiver em uma rodovia bem fornecida de pontos de atendimento, e sim em algum lugar mais distante.

Por isso é bom calibrar os pneus seguindo as recomendações de fábrica do seu carro. Além disso, calibre também o seu estepe e, se tiver espaço, não custa nada levar um segundo estepe se couber no seu carro.

Além disso, se os pneus estiverem muito gastos, talvez seja a oportunidade ideal para comprar um novo jogo e resolver o problema.

Revise a bateria do seu carro antes de pegar a estrada

Poucas pessoas se importam com a bateria do carro – até ela não funcionar mais.  Por isso, é importante checar o estado dela antes de começar a viajar para garantir que ela não te deixará na mão no meio da estrada.

Monte um kit de emergência antes de ir viajar

Quando acontece um problema com o seu carro na estrada, isso não significa que o problema é única e exclusivamente no objeto defeituoso. Por exemplo, um pneu furado não envolve SÓ um pneu furado. No melhor dos casos, você precisa parar o carro, colocar um triângulo na estrada, usar um macaco e chave de roda para trocar o estepe. No pior, precisa de um kit de primeiros socorros para atender um ferido.

Por isso, seu kit de emergências deve estar renovado e em boas condições para a viagem, com triângulo, chave de roda, macaco, estepe, extintor na validade, primeiros socorros, água, alguma comida e outros itens que ajudem em casos extremos (como os cabos para fazer uma “chupeta” na bateria, por exemplo).

Seguindo esses cuidados com o carro antes de viajar, você garantirá que está tudo em perfeitas condições para pegar a estrada e se divertir com a família. Antes de ir, porém, deixe um comentário abaixo contando qual o seu destino de férias favorito!

Compartilhe

DEIXE O SEU COMENTÁRIO