Embraer trabalha em carro voador com a Uber

A Embraer pegou muita gente de surpresa ao anunciar que está trabalhando em um carro voador em parceria com a Uber.

O anúncio foi feito em Washington, nos EUA, e ainda não tem data para chegar.

Todavia, a empresa diz que se trata de um “projeto para as massas”. Siga lendo para saber mais sobre a ideia!

O carro voador da Embraer e da Uber

A Embraer tem uma subsidiária chamada Embraer X, cujo objetivo é investir e trabalhar em negócios que sejam disruptivos e inovadores.

Em um evento da Uber feito no dia 12 de junho em Washington, nos EUA, a Embraer X anunciou que trabalha com a empresa americana no desenvolvimento de um carro voador para as massas.

Antônio Campello, presidente da Embraer X, definiu o projeto como uma aeronave “para as massas”, embora não tenha ficado claro o que ele quis dizer com isso.

A Uber anunciou também que começará a fazer os primeiros testes com o carro voador em 2020. Para isso, a empresa selecionou as cidades de Dallas e Los Angeles, nos EUA, e Melbourne, na Austrália.

São Paulo era uma das cidades que poderia receber os testes pela sua importância para a Uber (já que é a cidade com maior número de viagens no aplicativo).

Além da Embraer, outras empresas estão trabalhando no mesmo projeto: a Boeing e a Bell.

A ideia da Uber é criar uma forma de transporte, que seria chamada de Evtol. O termo, em português, significaria algo como Veículo Elétrico para Pouso e Decolagem Verticais.

Ou seja: aparentemente o carro voador levantaria voo verticalmente e pousaria no mesmo sentido, como se fosse um helicóptero.

Segundo Campello, chefe da Embraer X, o carro voador da empresa com a Uber vai se inspirar em um SUV. De acordo com o executivo, a ideia é passar segurança no veículo aéreo e “o SUV é um símbolo de segurança”.

Outros detalhes interessantes é que o carro voador será um veículo elétrico, com bateria recarregável. Isso fará com que o seu custo de decolagem e aterrissagem seja muito inferior ao de um helicóptero, por exemplo, mas nenhuma das empresas ainda divulgou alguma previsão de valor para os voos ou construção do carro.

O que se sabe, até o momento, é que o foco é fazer um veículo que seja barato para construir e de manutenção. A ideia é que esse carro voador se popularize bastante e tenha grande penetração no mercado.

Além disso, outra informação divulgada confirmou que parte do carro voador será feita no Brasil, já que parte do projeto está sendo conduzido aqui no país.

Ainda não há uma previsão mais contundente sobre o lançamento desse carro elétrico da Embraer X com a Uber, mas a ideia é que ele esteja pronto para uso comercial em 2023. Ainda há bastante tempo para o projeto, portanto.

Também não sabemos se o carro voador estará disponível para qualquer um comprar ou se será exclusivo da Uber para viagens compartilhadas ou corridas de táxi-aéreo pelas cidades.

E aí, o que achou do projeto do carro voador da Embraer X e da Uber? Deixe um comentário com a sua opinião abaixo!

Compartilhe

DEIXE O SEU COMENTÁRIO