Ferrari faz carro exclusivo para um cliente, o Ferrari 180/C!

Imagine ter tanta moral (e dinheiro) para a Ferrari fazer um carro exclusivo SÓ para você. Loucura, né? Pois foi o que aconteceu com um cliente misterioso.

A montadora apresentou ao mundo o seu modelo Ferrari 180/C, feito para apenas um cliente da empresa.

O carro é exclusivíssimo e só existirá um dele no mundo.

Saiba mais sobre a seguir!

Como é o Ferrari 180/C, carro exclusivo de um cliente só!

O Ferrari 180/C foi construído pela empresa italiana em cima da base do Ferrari 488 GT3 (esse um carro de corrida liberado para compra e venda de “qualquer um”).

A montadora italiana explica que usou o 488 GT3 como base para esse carro exclusivo porque ganhava mais liberdade criativa assim, uma vez que esse veículo tem um entre-eixos maior do que a média da empresa.

Como foi projetado para rodar em autódromos, o carro tem faróis reduzidos a pequenas faixas que ficam na dianteira do veículo.

Como não poderia deixar de ser, o carro traz uma aerodinâmica extrema, com uma asa traseira feita em forma de T para minimizar o atrito com o ar, mas ainda manter o veículo preso ao chão.

A carroceria é feita todinha de fibra de carbono, para manter o veículo rígido estruturalmente, mas muito mais leve que o normal.

A montadora italiana não revelou os dados de desempenho do carro, mas podemos presumir isso analisando o veículo que serviu de base.

O 488 GT3 (que cedeu a plataforma para esse carro exclusivo), tem um motor 3.8 V8 de 500 cavalos de potência. A aceleração é incrível: 2,9 segundos para ir de 0 a 96 quilômetros por hora e velocidade máxima de 330 quilômetros por hora.

Como surgiu o projeto do Ferrari 180/C?

Segundo a Ferrari, todo esse projeto de um carro exclusivo começou em 2015, quando a empresa foi abordada pelo cliente misterioso.

A partir de então, a montadora começou a trabalhar em conjunto com o cliente para acertar cada detalhe do veículo.

O carro teve um desenvolvimento mais demorado do que o normal para esportivos do tipo, como não poderia deixar de ser diferente: afinal, é um carro exclusivo para uma pessoa só e deve atingir todas as expectativas desse cliente.

Aliás, a Ferrari não relevou o nome do cliente e, aparentemente, nem vai por motivos de segurança e privacidade.

De acordo com a empresa, ele é um “grande conhecedor do mundo Ferrari” e um colecionador de carros da empresa, mas nenhuma outra informação foi revelada.

Uma evidência do fato que esse cliente misterioso é um “conhecedor” da história da franquia é uma exigência do 180/C: que ele tenha design da Pininfarina.

Antigamente, a tradição da Ferrari era construir o chassi dos veículos e deixar tanto o design como a construção da carroceria para a Pininfarina, uma parceira de longa data que é especialista nisso.

Ou seja: o cara quis um carro exclusivo só para ele, com o retorno de uma parceria super-clássica da Ferrari.

O Ferrari 180/C é o único carro exclusivo da Ferrari no mundo?

Não. O veículo é baseado, pelo menos conceitualmente, em dois outros protótipos exclusivos que a Ferrari fez.

O primeiro de todos foi o Dino 206 S, de 1966, que foi um carro único usado para corridas pela montadora italiana.

Outro caro de uma tiragem só foi o 330 P3/P4, também um dos mais icônicos carros de corrida da Ferrari. Aliás, ele inspira muito o visual do 180/C.

O que é interessante notar é que o 180/C é o primeiro carro exclusivo da Ferrari para um cliente e não para a própria empresa ou para corridas.

E aí, o que achou da novidade? Gostaria que a Ferrari fizesse um carro só para você? Conte abaixo como o seu Ferrari 180/C seria!

Compartilhe

DEIXE O SEU COMENTÁRIO