Fiat Punto 2017 inaugura a nova geração do hatch italiano

Passados quase 10 anos desde o seu lançamento, o Fiat Punto 2017 será o responsável por inaugurar a nova geração do modelo. A montadora italiana “empurrou com a barriga” até enquanto foi possível. No entanto, com o recente declínio nas vendas, a marca se viu obrigada a tomar uma atitude mais radical, o que resultou em muitas novidades para o hatch.

O carro foi flagrado no interior de Minas Gerais, totalmente camuflado e dotado da velha carroceria, o que dificulta ainda mais a detecção das novidades que virão. No entanto, mesmo com esse obstáculo, é possível perceber alguns detalhes importantes da nova geração do Fiat Punto. Tanto que, o site italiano OmniAuto fez uma projeção do possível visual do modelo.

Projeção do visual do Fiat Punto 2017.
Projeção do visual do Fiat Punto 2017. (Foto: OmniAuto)

Visual

Externamente, o novo Punto 2017 ganhou a retomada das janelas de tamanho escalonado (semelhante ao usado no 500L) nas laterais. Na parte inferior, o destaque fica por conta da faixa de LED (fará a mesma função das luzes de rodagem diurna), dos faróis de neblina redondos e de uma grande entrada de ar. Por fim, a dianteira parece bastante com a do Tipo, tendo a diferença dos faróis que são mais afilados e invadem o para-lamas.

O Fiat Punto 2017 foi flagrado no interior de Minas Gerais totalmente camuflado.
O Fiat Punto 2017 foi flagrado no interior de Minas Gerais totalmente camuflado. (Foto: Carplace)

Interior

Na parte interna do Punto 2017, as novidades ficam por conta da nova transmissão automática de seis velocidades, sistema Start-Stop, controle de estabilidade, acabamento de melhor nível (com materiais de melhor qualidade se comparado a geração anterior), maior conforto e detalhes mais modernos de diversos elementos da cabine. Essas mudanças foram necessárias para que o modelo perdesse a fama de 500 de cinco portas.

O interior do Fiat Punto 2017 ganhou novidades.
O interior do Fiat Punto 2017 ganhou novidades. (Foto: Carplace)

Carroceria e Plataforma

Na Europa, a carroceria deve ser a de cinco portas e a plataforma a B-Wide (a mesma usada pelo Fiat 500L). Já no Brasil, as informações dos executivos responsáveis pelo setor de engenharia são de que o Fiat Punto 2017 brasileiro está sendo construído sob a mesma plataforma do Palio 326, porém muito mais reforçada e crescida para que atenda ao modelo e também as regras mais exigentes de testes de impacto.

Detalhe para a transmissão de seis velocidades do Fiat Punto 2017.
Detalhe para a transmissão de seis velocidades do Fiat Punto 2017. (Foto: Carplace)

Motorização

No Velho Continente, o conjunto mecânico é composto pelo velho conhecido 1.2L 8V de 69 cv, o 1.3L Multijet de 95 cv e o 0.9L TwinAir. O bloco 1.4L T-Jet equipará apenas a versão esportiva do novo Punto 2017. No mercado brasileiro, a motorização conta com as versões renovadas dos propulsores E-TorQ 1.6L, 1.8L (140 cv de potência) e o novo 1.4L GSE com bloco de alumínio e que gera até 100 cv.

Laterais camufladas do Fiat Punto 2017.
Laterais camufladas do Fiat Punto 2017. (Foto: Carplace)

Lançamento do Fiat Punto 2017

O lançamento global do novo Punto está previsto para 2017, no entanto ainda não foi definido se será no primeiro ou no segundo semestre do ano. Mais de 12 anos depois de ser lançado no Brasil, o modelo finalmente ganha uma nova geração. Como título de curiosidade, vale citar que essa é a terceira geração do hatch, já que a primeira não chegou a ser vendida por aqui.

A camuflagem traseira do Fiat Punto 2017 foi recoberta com partes do modelo antigo.
A camuflagem traseira do Fiat Punto 2017 foi recoberta com partes do modelo antigo. (Foto: Carplace)

Confira mais lançamentos da Fiat

Preço

Os preços ainda não foram divulgados, já que o lançamento ainda irá demorar para acontecer. No entanto é de conhecimento geral, que os valores serão mais altos.

Compartilhe

DEIXE O SEU COMENTÁRIO