Ford Fiesta Ecoboost: o modelo 1.0 mais potente do mercado brasileiro

Além de categorias bem disputadas, o mercado brasileiro ganhou mais alguns ingredientes de competitividade entre as montadoras. Trata-se da competição de motores compactos de três cilindros turbinados. Esses pequenos blocos fazem parte da nova geração e contam com diversos benefícios, tais como melhoria na dirigibilidade e maior eficiência. Diante desse cenário, o Ford Fiesta Ecoboost chega para ocupar a posição de 1.0 mais potente do Brasil.

O motor Ecoboost 1.0L é digno de aplausos, já que é detentor do “tricampeonato” do prêmio Engine Of The Year e do penta da categoria de motores 1.0. Inicialmente, o compacto propulsor será importado e funcionará apenas com gasolina. Para inaugurar o bloco no mercado brasileiro, a Ford resolveu optar pelo New Fiesta, mais precisamente na versão top de linha do modelo, a Titanium Plus.

O Ford Fiesta Ecoboost é agora o modelo 1.0 mais potente do mercado brasileiro.
O Ford Fiesta Ecoboost é agora o modelo 1.0 mais potente do mercado brasileiro. (Foto: Divulgação)

Ecoboost 1.0

O Ecoboost 1.0L é um motor de três cilindros composto por diversos elementos que o tornam tão competente. São eles: sistema de resfriamento dos pistões por jato de óleo, sistema duplo de arrefecimento e aquecimento, coletor integrado ao cabeçote, correria banhada em óleo, bomba variável de óleo, duplo comando variável de válvulas, injeção direta de combustível e turbocompressor.

A união de todos esses elementos resulta em uma potência nominal de 125 cv e torque de 17,3 Kgfm a apenas 1.500 rpm. Abastecido com gasolina (única opção de combustível em um primeiro momento), o Ford Fiesta Ecoboost fará 12,2 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada. Com esses bons números em seu consumo, o modelo recebeu nota A do INMETRO.

O Ford Fiesta Ecoboost entra na briga com os demais modelos dotados de motores 1.0L de três cilindros.
O Ford Fiesta Ecoboost entra na briga com os demais modelos dotados de motores 1.0L de três cilindros. (Foto: Divulgação)

Ford Fiesta 2017

Com a chegada do novo motor Ecoboost 1.0L de três cilindros para o Ford Fiesta 2017, o propulsor 1.5L deixa o seu posto e torna-se disponível apenas para frotistas. A versão de acesso agora é a SE, com a SEL sendo uma intermediária e a Titanium Plus posicionada como configuração top de linha.

Confira mais lançamentos da Ford

Todas as versões do carro são equipadas com motor 1.6L Sigma, sendo que o novo 1.0L Ecoboost só é oferecido na configuração Titanium Plus, ou seja, a top de linha do Novo Fiesta 2017.

Muita gente se encantou com a estrutura mecânica do Ford Fiesta Ecoboost.
Muita gente se encantou com a estrutura mecânica do Ford Fiesta Ecoboost. (Foto: Divulgação)

Versões e Itens de Série

Ford Fiesta 1.6 SE 2017 manual

A versão de entrada do Fiesta vem de fábrica com grade do radiador pintada na cor prata, pisca integrados nos retrovisores, cintos de segurança traseiros retráteis de três pontos, faróis com máscara negra, computador de bordo, som MyConnection geração 3, alarme, espelhos, vidros dianteiros e travas elétricas, direção elétrica e ar condicionado.

Ford Fiesta 1.6 SEL manual

Ford Fiesta 1.6 SEL Powershift

Inclui todos os itens da versão SE e adiciona vidros elétricos nas quatro portas, assistência de emergência, AppLink, sistema de som com central Sync, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve aro 15, faróis de neblina, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e ar condicionado digital.

Ford Fiesta 1.6 Titanium Plus Powershift

Ford Fiesta EcoBoost Titanium Plus Powershift

Equipado com todos os itens da configuração SEL e acrescenta sensor de crepuscular e chuva, piloto automático, rodas de liga leve aro 16, faróis com máscara cromada, espelho retrovisor eletrocrômico, partida e destravamento das portas sem chave, bancos revestidos de couro e sete airbags (joelho para o motorista, cortina, laterais e frontais).

A traseira exibe a nomenclatura do Ford Fiesta Ecoboost.
A traseira exibe a nomenclatura do Ford Fiesta Ecoboost. (Foto: Divulgação)

Preço

Ford Fiesta 1.6 SE 2017 MT – R$ 51.990

Ford Fiesta 1.6 SEL MT – R$ 58.790

Ford Fiesta 1.6 SEL Powershift – R$ 64.900

Ford Fiesta 1.6 Titanium Plus Powershift – R$ 70.690

Ford Fiesta EcoBoost Titanium Plus Powershift – R$ 71.990

Compartilhe

1 COMMENT

  1. Muita festa pra pouca novidade. À exceção da questão ambiental, motores teoricamente menos poluentes e outras “novidades passadas”, algumas tecnologias “de ponta” já existiam nos anos 90 (PASMEM!!!).
    Carros como o Vectra GSi e seu 2.0 DOHC já rodavam mais de 10km/l na cidade e 13km/l na estrada, podendo chegar a números melhores caso o pé do motorista não fosse muito pesado.
    Sem falar dos 150cv declarados.
    Sinceramente… O Fiesta 2017 é um carro bonzinho. Mas a relação custo/benefício está beeeeemmmm longe da realidade do Brasil.
    Não compraria.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO