Honda e Hyundai fazem recall de carros

É sempre ruim quando as empresas precisam fazer recall de carros. Além de uma inconveniência para os clientes, ainda há o risco de acidentes por parte daqueles que não ficam sabendo da necessidade do recall.

Dessa vez, são duas das maiores montadoras asiáticas que estão chamando mais de 30 mil carros para trocas: a Honda e a Hyundai.

Para saber mais sobre os chamados, siga a leitura do artigo!

O que é o recall de carros da Honda?

A Honda segue o processo de fazer o recall de carros que usam o airbag produzido pela empresa Tanaka.

Para quem não conhece a história, vale um pequeno lembrete: a Tanaka era uma das maiores fabricantes de airbags do mundo e oferecia seus produtos para os carros da Honda.

Eventualmente, descobriu-se um erro no airbag que fazia com que a carcaça do insuflador do equipamento se deteriorasse e desprendesse.

Assim, no caso de um acidente em que o airbag era inflado, a pecinha acabava sendo projetada pelo carro e feria as pessoas. Em alguns casos, o erro resultou em mortes.

A nova rodada de recall da Honda vai trocar o equipamento de 27.555 veículos divididos entre os seguintes carros:

  • Honda Accord;
  • Honda Civic;
  • Honda CR-V;
  • Honda Fit.

As unidades que estão no recall são aquelas produzidas entre 2000 e 2008.

Como são 27.555 unidades a ser trocadas e os chassis não são sequenciais, a Honda recomenda que se faça uma busca no seu site oficial para saber se o seu veículo está na lista que precisa trocar o airbag ou não.

Vale lembrar que, em caso de acidente, essa peça pode causar uma fatalidade, por isso é essencial que todos os donos dos modelos Honda citados façam a busca para saber se estão no recall e troquem as peças se necessário.

E o recall da Hyundai? Do que se trata?

A Hyundai, por sua vez, fará a troca de mais de 6 mil unidades do HB20 e HB20S que foram fabricadas em 2019, mais precisamente entre abril e maio deste ano.

O problema, nesse caso, é no semieixo dianteiro do lado direito, que é responsável por pegar a força gerada pelo motor e transmiti-la para as rodas.

O que acontece é que há uma falha na peça que foi usada nesse lote de carros que faz com que viradas ou manobras causem barulhos e vibrações, além de risco de acidente.

Os carros com a peça defeituosa são os dos seguintes chassis:

  • HB20: chassi série KP026254;
  • HB20S: chassi série KP052555.

O proprietário de um carro da Hyundai deve ligar para a montadora (0800-770-3355), das 8h às 20h nos dias úteis e das 9h às 15h nos sábados.

Vale lembrar, também, que as novas regras para o recall farão com que o registro da necessidade de fazer o recall fique no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (o CRLV).

Assim, o proprietário será informado da necessidade de fazer um recall, caso não tenha sido informado da primeira vez.

Caso não responda ao chamado, terá dificuldades para vender o veículo depois.

E aí, o que achou das notícias sobre o recall de carros? Comente abaixo!

Compartilhe

DEIXE O SEU COMENTÁRIO