Hyundai Elantra 2016 apresenta mudanças em sua nova geração

A nova geração do Hyundai Elantra 2016 finalmente foi apresentada, a primeira impressão é de que o modelo está mais econômico, potente, aerodinâmico e também com um design mais maduro. Presente em uma categoria bastante concorrida, o sedan médio terá de fazer bastante para superar outros grandes nomes do mercado brasileiro.

Essa é a sexta geração do Hyundai Elantra, modelo esse que tem conquistado bons resultados desde a sua chegada no Brasil. Por isso, para continuar conquistando a atenção dos consumidores, o sedan teve a sua dinâmica de condução melhorada, tudo graças ao sistema de suspensão que foi revisado e também ao uso maior de aço de alta resistência.

O Hyundai Elantra 2016 chega a sua sexta geração.
O Hyundai Elantra 2016 chega a sua sexta geração. (Foto: Divulgação)

Visual

Em relação ao visual, a ideia da equipe de design foi de garantir uma pegada mais refinada e moderna ao Hyundai Elantra 2016. Grande grade frontal hexagonal renovada, superfícies mais limpas e um desenho mais esportivo são os responsáveis por ditar o ritmo estético do sedan médio sul-coreano. Além disso, o modelo também está mais rígido, visto que houve um acréscimo de 32% na utilização de aço de alta resistência.

Com mudanças em suas dimensões, o Hyundai Elantra 2016 está mais longo e também mais largo.
Com mudanças em suas dimensões, o Hyundai Elantra 2016 está mais longo e também mais largo. (Foto: Divulgação)

Isolamento acústico

A fim de melhorar a experiência dos ocupantes do Elantra 2016, a equipe de engenheiros trabalhou pesado para diminuir a vibração percebida no habitáculo e também o ruído interno. Após os testes, as primeiras impressões são de que todo o esforço valeu à pena, já que os índices de ruídos e vibrações melhoraram bastante.

Como medida para melhorar ainda mais a sensação de silêncio interior e também para reforçar o isolamento da cabine, a Hyundai promoveu a reformulação do limpador para-brisa e também aumentou a espessura dos vidros. Essas mudanças fazem parte do plano de estratégia da montadora sul-coreana para elevar o nível de dirigibilidade e qualidade dos seus carros.

O interior do Hyundai Elantra 2016 está muito mais agradável.
O interior do Hyundai Elantra 2016 está muito mais agradável. (Foto: Divulgação)

Dimensões

Como tem sido comum em modelos da própria Hyundai e também de outras montadoras, as dimensões do novo Elantra foram aumentadas. O sedan agora conta com 2,70 m de distância entre-eixos, 1,80 m de largura e 4,57 m de comprimento. Essas mudanças resultaram em um leve ganho dimensional (espaço traseiro e dianteiro). As medidas são as mesmas do Toyota Corolla, um dos principais rivais do carro da marca sul-coreana.

A dimensões do Hyundai Elantra 2016 se aproximam bastante das do Toyota Corolla.
A dimensões do Hyundai Elantra 2016 se aproximam bastante das do Toyota Corolla. (Foto: Divulgação)

Itens tecnológicos

Entre os itens tecnológicos, podemos destacar o sistema de detecção de ponto-cego, escurecimento automático dos faróis máximos, frenagem de emergência autônoma, assento com memória que recorda a posição de assento mais utilizada pelo motorista, sistema de infotainment renovado compatível com Android Auto (espelhamento de tela) e Apple Car Play, porta-malas com abertura de mãos-livres e altera de tráfego transversal traseiro.

O isolamento acústico e a redução das vibrações melhoraram a qualidade e dirigibilidade do Hyundai Elantra 2016.
O isolamento acústico e a redução das vibrações melhoraram a qualidade e dirigibilidade do Hyundai Elantra 2016. (Foto: Divulgação)

Motorização

Os motores do Hyundai Elantra 2016 serão o 1.6L e 2.0L movidos a gasolina, com injeção direta e ciclo Atkinson. Haverá também o lançamento de uma versão com o propulsor 1.6L movido a diesel, no entanto ainda não está confirmado se esse bloco estará disponível no mercado brasileiro. Sobre a transmissão, ela pode ser manual de seis marchas ou automática de seis velocidades. Para o motor a diesel,  o câmbio é de dupla embreagem de sete marchas do tipo DCT.

Confira mais lançamentos da Hyundai

Concorrência

Em mais um ano, o Hyundai Elantra enfrentará a forte concorrência de modelos como o Kia Sonata, Ford Fusion, Chevrolet Cruze, Volkswagen Jetta, entre outros.

Compartilhe

DEIXE O SEU COMENTÁRIO