Hyundai Santa Fe 2016: preço, consumo e novidades

Apresentado no Salão do Automóvel de Frankfurt em setembro 2015, o Hyundai Santa Fe 2016 chega ao mercado com a missão de alcançar bons resultados em uma das categorias mais disputadas do Brasil. Na Coréia do Sul, o SUV ganhou uma nova geração, enquanto aqui em terras brasileiras, o modelo recebeu apenas um facelift de meia-vida.

Pode parecer cedo para um facelift, já que o Hyundai Santa Fe se apresenta como um carro bastante atual e capaz de continuar atraindo a atenção dos consumidores. No entanto, o grande problema é a renovação pela qual a categoria de SUV’s está passando, o que “obrigou” os modelos do segmento a acompanharem essa evolução.

O Hyundai Santa Fe 2016 terá mais uma vez, a dura missão de enfrentar modelos consagrados
O Hyundai Santa Fe 2016 terá mais uma vez, a dura missão de enfrentar modelos consagrados (Foto: Divulgação)

Novidades

Sobre as novidades estéticas, na parte externa, o Santa Fe 2016 ganhou para-choque redesenhado, lanternas com LEDs e saídas de escape retangulares (substituindo as ovais) em sua traseira. Nas laterais, o destaque fica por conta dos retrovisores com rebatimento elétrico e rodas de alumínio pintadas na cor cinza escuro.

A dianteira foi a que mais recebeu alterações, como é o caso do para-choque dianteiro com LEDs diurnos, grade frontal redesenhada (os frisos horizontais estão mais finos), novo formato dos faróis de neblina e faróis com função de iluminação auxiliar em curvas. Todas essas mudanças deixaram o Hyundai Santa Fe 2016 com uma pegada ainda mais moderna.

Segurança

Pensando na segurança dos ocupantes do novo Santa Fe 2016, a montadora sul-coreana investiu na inclusão de um sistema de detecção de tráfego cruzado e pontos cegos, controle de cruzeiro (piloto automático) adaptativo, frenagem de emergência autônoma, além de reforços estruturais, principalmente com a adição de aços de alta resistência.

Vale lembrar que o novo Hyundai Santa Fe não é considerado um dos carros mais seguros do mercado, já que o desempenho nos testes da IIHS, o classificaram como “abaixo do aceitável”. Com essas mudanças, a montadora sul-coreana espera elevar o nível de segurança do seu SUV, o que deve acontecer, já que a marca se preocupou bastante com essa parte.

Itens de série

Na lista de itens de série, destaque para o sistema de som com qualidade de áudio melhorada, nova câmera traseira de alta resolução, sistema de alto-falantes JBL, monitor com visão 360º e teto panorâmico. Como já dissemos, o Hyundai Santa Fe 2016 não é um carro totalmente ultrapassado, por isso poucas novidades foram vistas em relação aos seus equipamentos vindos de fábrica.

A traseira do Hyundai Santa Fe 2016 ganhou novidades interessantes na traseira, como é o caso das saídas de ar que agora são retangulares
A traseira do Hyundai Santa Fe 2016 ganhou novidades interessantes na traseira, como é o caso das saídas de ar que agora são retangulares (Foto: Divulgação)

Motorização

O modelo vendido no Brasil, deve continuar equipado com o motor V6 Lambda 3.3L capaz de fornecer 270 cv de potência e torque máximo de 32,4 kgfm. O câmbio é automático de seis velocidades do tipo Shiftronic. O SUV ainda conta com a competente tração integral 4WD.

Confira mais lançamentos da Hyundai

Consumo

O motor 3.3L V6 Lambda de 270 cavalos de potência tem um consumo que se estende entre 9 e 12 km por litro, o que é relativamente bom para uma categoria acostumada com modelos que “bebem” bastante.

Preços

Hyundai Santa Fe 2016 (cinco lugares – R$ 157.900

Hyundai Santa Fe 2016 (sete lugares) – R$ 176.990

Interior do Hyundai Santa Fe 2016
Interior do Hyundai Santa Fe 2016 (Foto: Divulgação)

Concorrência

Na categoria, o Hyundai Santa Fe enfrenta a forte concorrência do “irmão” Hyundai ix35, Ford Edge, Chevrolet Captiva, Honda CRV e Kia Sorento. Sendo um dos segmentos mais disputados do mercado nacional, todas as montadoras tem tentado apresentar algo diferente, a fim de conquistar de vez a preferência absoluta dos consumidores.

Compartilhe

1 COMMENT

DEIXE O SEU COMENTÁRIO