I.D. Roomzz: conheça o novo utilitário elétrico da Volkswagen

Ainda no Salão de Xangai, que ganhou o mundo nesses últimos dias, a Volkswagen anunciou mais um dos seus protótipos elétricos: o I.D. Roomzz.

O carro está na linha de protótipos elétricos do selo I.D. O objetivo é montar vários protótipos, testá-los com o público e ver quais podem se transformar em modelos de produção em massa no futuro.

Portanto, vamos conferir o que o I.D. Roomzz tem a oferecer nas próximas linhas. Siga a leitura!

O que é o I.D. Roomzz?

O I.D. Roomzz é um projeto da Volkswagen para competir no segmento dos SUVs com mais de 5 metros de comprimento. Ou seja: para brigar com outros utilitários de grande porte.

O veículo tem 3 fileiras de assento e é o maior da nova família de elétricos da Volkswagen, ganhando destaque até mesmo se comparado com carros que não são elétricos.

A ideia da Volkswagen é lançar o veículo na China primeiro pois é ali que ele tem maior chances de dar certo. Isso acontece porque o mercado chinês tem gostado cada vez mais de carros elétricos e de veículos bem grandes.

O I.D. Roomzz tem uma configuração dentro do seu capô. Para começar, a sua bateria de 82 kWh entrega 450 quilômetros de autonomia. Na prática, é o suficiente para uma viagem entre Rio de Janeiro e São Paulo com uma carga só.

Segundo a Volkswagen, a bateria tem um sistema de recarregamento rápido. Se for colocada em uma estação de recarga rápida (que alguns governos estão começando a instalar em alguns países), ela precisaria de apenas meia hora para encher 80% da sua capacidade.

Em termos de motores, o carro conta com dois motores elétricos que, juntos, entregam uma enorme potência de 306 cavalos, com tração integral.

Um dos grandes atrativos do I.D. Roomzz é o IQ Drive, um sistema de pilotagem autônoma desenvolvido pela Volkswagen.

O I.D. Roomzz vai evoluir esse sistema e levá-lo ao nível 4, onde a inteligência artificial comandará o veículo totalmente.

O IQ Drive já tem sido utilizado em alguns veículos da Volkswagen, como o Novo Passat, mas apenas em nível semi-autônomo (considerado o nível 2). Esse nível 4 é uma exclusividade (momentânea) do I.D. Roomzz.

Isso indica de que a ideia da Volkswagen é transformar a família ID realmente em uma linha de carros elétricos totalmente autônomos, pelo menos no futuro, nem que seja como modo opcional de condução.

Aliás, no modo de condução autônomo, o carro permite que os assentos fiquem deitados como se fossem poltronas de avião. Com isso, a ideia é que o I.D. Roomzz seja um carro que conduza enquanto as pessoas descansam em longas viagens.

Por causa disso, não há a divisão entre motorista e passageiro na linha de assentos da frente. Claro, há a distinção de quem dirige no modo de condução manual, mas é só isso.

O I.D. Roomzz é o quinto carro da família I.D. apresentado pela Volkswagen. Ainda existem o I.D. Crozz (um crossover), o Vizzion (um sedã), o Buzz (a “Kombi elétrica) e o I.D., um hatch médio.

A previsão é que o I.D. Roomzz chegue às lojas em 2021.

Compartilhe

DEIXE O SEU COMENTÁRIO