JAC T3 será lançado apenas em 2017 no Brasil

Apresentado no Salão de Pequim, o JAC T3 era uma das novidades da montadora chinesa para o mercado brasileiro em 2016. No entanto, os planos foram adiados e o modelo só desembarcará por aqui em 2017. A causa desse atraso é o limite de cotas de importação que é definido pelo regime automotivo Inovar-Auto (as montadoras possuem um limite definido de modelos que podem ser importados anualmente).

A JAC, atualmente, conta com uma cota de 400 carros por mês, limite esse que é usado pelos seus demais modelos. Caso trouxesse o novo T3 agora em 2016, como estava nos planos da montadora, a marca teria de arcar com taxas de impostos maiores, algo que implicaria diretamente no preço do carro. Diante de um país em crise, a melhor opção foi adiar o lançamento e aguardar mais um pouco.

O JAC T3 chegaria para colocar a montadora chinesa em uma nova categoria.
O JAC T3 chegaria para colocar a montadora chinesa em uma nova categoria. (Foto: Divulgação)

Fábrica de Camaçari

A empresa dava como certa a inauguração da planta de Camaçari, Bahia, no primeiro trimestre de 2017, no entanto diante da atual situação econômica do Brasil, a montadora recuou e já não sabe se levará o projeto para frente. Existem muitas especulações relacionadas a “nacionalização” ou não dos lançamentos da marca chinesa, mas o que se sabe atualmente, é que a balança está pendendo para a não concretização da fábrica.

Veja mais lançamentos da JAC Motors

Caso a montadora chinesa inaugure a sua fábrica na cidade baiana, o JAC T3 teria caminho livre para chegar ao mercado brasileiro, já que a marca estaria livre das cotas que atualmente restringem a importação de uma maior quantidade de unidades. Perguntada sobre o que iria acontecer caso a planta de Camaçari não fosse inaugurada, a empresa informou que irá procurar alternativas.

Rivais e Motorização

No mercado brasileiro, o novo JAC T3 enfrentará a forte concorrência do Renault Sandero Stepway e do Volkswagen CrossFox, modelos esses que já contam com seus respectivos públicos. Sobre o motor, trata-se do mesmo que equipa o J3, ou seja, o 1.4L de 108 cv de potência movido a gasolina. A transmissão pode ser manual de cinco velocidades ou do tipo CVT, também de cinco marchas.

A indefinição sobre a planta de Camaçari pode prejudicar a vinda do JAC T3 para o Brasil.
A indefinição sobre a planta de Camaçari pode prejudicar a vinda do JAC T3 para o Brasil. (Foto: Divulgação)

Lançamentos da JAC Motors

A JAC não tem estado muito confiante no mercado brasileiro, tanto que mudou bastante a sua programação e tem trabalho com recursos mínimos. Prova disso é que para o segundo semestre desse ano, a montadora chinesa tem apenas a versão com câmbio CVT do SUV T5 como novidade. O lançamento acontece em outubro e o preço sugerido é de R$ 65 mil.

Compartilhe

DEIXE O SEU COMENTÁRIO