Ka passa o HB20 no ranking dos carros mais vendidos de junho

Saíram os resultados dos carros mais vendidos de junho e uma surpresa pegou muita gente desprevenida: uma mudança no TOP 3 do ranking.

O Ford Ka, que vinha na terceira posição em todos os rankings desde o começo do ano, ultrapassou o HB20 e vendeu mais que o carro da Hyundai em junho desse ano.

Isso não é o suficiente para que o Ka ultrapasse o HB20 no geral do semestre, mas mostra a força da disputa pela segunda colocação do ranking dos mais vendidos do país.

Saiba mais a seguir!

Quais os carros mais vendidos de junho

Junho representou um mercado menos movimentado para o Brasil do que meses anteriores de 2019.

Pode ser o frio, a expectativa para os lançamentos do segundo semestre ou a falta de opções de financiamento, mas o mercado vendeu 8,8% a menos do que a quantidade de emplacamentos feita em maio.

Em compensação, o número ainda é maior que o ano passado e demonstra crescimento do mercado em 2019, com 9,4% mais vendas do que junho do último ano.

Quem puxou essa queda foi o Chevrolet Onix, veículo mais vendido do ano e, novamente, o mais vendido do mês.

O carro emplacou 19.499 unidades em junho, uma queda de 12,5% em relação ao mês passado, acima da média do mercado.

A grande novidade do ranking, porém, é a ascensão do Ford Ka em relação ao Hyundai HB20.

Na terceira posição do ranking há algum tempo, o Ford Ka finalmente ultrapassou o HB20 e vendeu mais do que o rival em 2019. Foram 8.398 emplacamentos para o Ka contra 8.147 para o veículo sul-coreano.

A diferença é pequena, mas simbólica, especialmente porque o HB20 não conseguiu “fechar o semestre” na frente do Ka.

No geral do ano, o HB20 ainda é o segundo colocado, mas só teve vantagem em cima do Ka por cinco meses. Agora que assumiu a segunda posição, o Ford Ka vai querer manter o ritmo para tentar ser o segundo carro mais vendido do Brasil.

Contra ele, pesa o fato de que vem um novo HB20 por aí, enquanto a Ford não divulgou novidades sobre nenhuma versão ou facelift do Ka até o momento.

O Onix também ganhará uma nova geração em breve, o que explica um pouco a sua queda nas vendas. Afinal, por que comprar um Onix agora se é possível esperar e comprar a nova geração daqui alguns meses?

Quem fecha o Top 5 dos carros mais vendidos é o Renault Kwid, com estáveis 7.882 unidades e o Fiat Argo, que vendeu 7.539 carros.

O Argo, aliás, teve uma das maiores subidas do mês. Foram quase 2 mil unidades a mais vendidas, que fez com que o carro pulasse da 11ª posição no último mês para o quinto lugar aqui.

Por consequência, o Volkswagen Gol (que liderou o ranking por mais de uma década), sai do Top 5 pela primeira vez em muito tempo. É o fim de uma era mesmo.

O Gol ficou na sexta posição com 6.656 unidades vendidas, seguido de perto do Fiat Strada (picape com 6.416 emplacamentos), Chevrolet Prisma (6.068 vendas), Jeep Renegade (5.912 unidades) e Volkswagen Polo fechando o Top 10 com 5.428 vendas.

E aí, o que achou do ranking dos carros mais vendidos de junho? Surpreso com os desempenhos do Ford Ka e do Fiat Argo? Comente abaixo!

Compartilhe

DEIXE O SEU COMENTÁRIO