Kia Optima 2016: preço, novidades e itens de série

Uma das atrações do Salão do Automóvel de Nova York, o Kia Optima 2016 passa por um momento importante em sua trajetória. Isso por quê a montadora sul-coreana está promovendo mudanças profundas no estilo do modelo, o que deve ser feito com muito cuidado, a fim de acabar não “matando” o carro.

Usando como base o carro conceito, Kia Sportspace, o novo Optima 2016 parece estar no caminho certo, já que escolheu um dos modelos mais promissores da montadora como exemplo para a sua nova versão. Essa iniciativa já era aguardada pelos consumidores, visto que a disputa pelo topo da categoria está cada vez mais afunilada.

A dianteira do Kia Optima 2016 conta com a assinatura "nose tiger"
A dianteira do Kia Optima 2016 conta com a assinatura “nose tiger” (Foto: Divulgação)

Atualmente, o Ford Fusion e o Hyundai Sonata são os dois grandes rivais do Kia Optima, o que tem sido uma grande preocupação para a montadora, uma vez que tanto o modelo alemão quanto o modelo sul-coreano ganharam novas versões e contam com um maior apoio dos consumidores.

Como novidade no design, destaque para a dianteira que agora conta com a assinatura “tiger nose” e também para a traseira, que ganhou uma caída mais leve, além de um difusor com duas saídas de escape e novas lanternas. Essas mudanças, deixaram o novo Kia Optima 2016 com uma pegada mais robusta e moderna.

O Kia Optima 2016 ganhou novas lanternas na traseira
O Kia Optima 2016 ganhou novas lanternas na traseira (Foto: Divulgação)

Motorização

Do modelo anterior, continuam os motores 2.4L de quatro cilindros de injeção direta que fornece cerca de 185 cv de potência e 2.0L Turbo de injeção direta que é capaz de gerar 247 cavalos de potência. Já para o Kia Optima 2016, a montadora adicionou uma nova opção de propulsor, trata-se do bloco 1.6L de quatro cilindros acoplado a uma caixa de dupla embreagem de sete marchas (o novo motor é o mesmo usado no Hyundai Sonata Eco).

Interior

Mesmo que seja em uma pequena proporção, o Kia Optima 2016 será maior do que o modelo 2015. Os passageiros mais acostumados, devem sentir uma leve diferença, o que em um longa viagem pode fazer toda a diferença. No entanto, é importante lembrar que os aumentos nas dimensões não foram grandes, ou seja, algo em torno de meia polegada em cada medida. Por isso, não espere poder colocar um colchão e dormir no banco traseiro.

O interior do Kia Optima 2016 ganhou acabamento mais refinado
O interior do Kia Optima 2016 ganhou acabamento mais refinado (Foto: Divulgação)

Além de deixar o interior do novo Optima 2016 mais amplo, a Kia ainda deu uma atualizada em seu acabamento. Nas portas e no painel, agora há a presença de um revestimento costurado. Os assentos dianteiros arrefecidos e aquecidos também merecem destaque, assim como o banco do passageiro que agora possui ajuste de altura.

Além das opções de revestimento em tecido e couro estofo,  o novo Kia Optima ainda conta com a alternativa do couro Nappa alto grau em sua lista de opcionais.

Confira mais lançamentos da Kia

Segurança

Pensando na segurança de todos, a Kia introduziu o sistema UVO infotainment, tecnologia essa que possibilita aos pais, emprestar o carro para os filhos, mas tendo o controle de tudo que os herdeiros estarão fazendo. Toda vez que o carro estiver fora de um raio pré-definido, um alerta será enviado para o pai ou a mãe. Além disso, o sistema ainda conta com o recurso “score de condução”, que exibe como o seu filho está dirigindo. Por fim, a ferramenta ainda dispõe do toque de recolher e o controlador de velocidade, evitando assim que haja atraso no horário de chegar em casa ou excesso de velocidade.

Itens de segurança também chamam a atenção no Kia Optima 2016
Itens de segurança também chamam a atenção no Kia Optima 2016 (Foto: Divulgação)

Itens de série

Como principais itens de série do Kia Optima 2016, podemos citar o monitor com visão de 360º nas versões top de linha e a câmera auxiliar traseira que engloba as configurações de entrada do sedan de luxo.

Compartilhe