Kia Stonic: crossover compacto é flagrado com carroceria de produção

Muitos se perguntam o motivo da Kia não contar com um crossover compacto no mercado brasileiro. A montadora até afirma que o Soul possui essa função, mas diante de seu preço extremamente alto e da classificação difusa, o modelo não conta como um utilitário de menor porte. Para resolver esse problema, o Kia Stonic está chegando.

O único mercado que conta com um crossover desse tipo é o chinês, aonde a Kia vende o KX3, utilitário que serviu como base para a construção do Stonic. Por falar no novo SUV compacto, a sua apresentação deve acontecer no Salão do Automóvel de Frankfurt, em setembro.

Flagra do Kia Stonic em sua carroceria definitiva.
Flagra do Kia Stonic em sua carroceria definitiva. (Foto: Motor1)

Produzido sobre a plataforma PB, a mesma utilizada pelos Hyundai HB20 e i20 e o Kia Rio, o SUV compacto Stonic também deve compartilhar dos mesmos motores dessa “galera”.

Leia Também:

Kia Rio 2017 é revelado em primeiras fotos oficiais

Kia Picanto 2016 ganha nova versão de entrada

Motorização

No entanto, é possível que o modelo receba os motores 1.0l de 3 cilindros T-GDI de turbo com injeção direta, 1.4l T-GDI e o 1.6l de 4 cilindros (o propulsor mais em conta da linha e que no Brasil é Flex de 128 cv).

A expectativa é de o Kia Stonic venha do México com esse motor 1.6l, associado a uma transmissão automática de seis marchas. Há ainda, a chance de um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete velocidades, a mesma do KX3 (existe o risco de aumentar muito o preço). A tração deve ser somente dianteira.

O Kia Stonic deve ser o carro global da montadora.
O Kia Stonic deve ser o carro global da montadora. (Foto: Motor1)

Kia HX3

O HX3 foi produzido de forma exclusiva para a China e figurou entre os modelos mais vendidos em 2016. Com distância entre-eixos de 2,59 m, 1,63 m de altura, 1,77 m de largura e 4,26 cm de comprimento, o modelo serviu como base para o Stonic.

Lançamento do Kia Stonic

Possivelmente, o Kia Stonic será o carro global da montadora. As dimensões também serão muito semelhantes ao do KX3, o que fará do modelo uma grande aposta em vários mercados do mundo.

Compartilhe

DEIXE O SEU COMENTÁRIO