Novo Chevrolet Onix: versão aventureira chega em agosto

Líder do ranking brasileiro de vendas automotivas em 2015, o novo Chevrolet Onix passará por mudanças que possuem o objetivo claro de manter o hatch no topo do mercado. Com o Hyundai HB20 na cola, a montadora norte-americana espera apresentar um carro que seja capaz de aumentar a distância entre os dois modelos.

Além das mudanças na versão original, a Chevrolet também prepara uma configuração mais aventureira do novo Onix. Com isso, igualaria ao próprio modelo sul-coreano, que possui o HB20X. Possivelmente, o nome da novidade será Activ e a receita usada no desenvolvimento do carro é a mesma presente no rival. Imagens de um flagra feito nas últimas semanas nos permitem analisar melhor algumas dessas inovações.

O Novo Chevrolet Onix ganha finalmente a sua versão aventureira.
O Novo Chevrolet Onix ganha finalmente a sua versão aventureira. (Foto: Divulgação)

Visual

Wesley Fabosa, de Campinas, foi o responsável por realizar o flagra. Nas imagens, é possível visualizar o que vem por aí no Onix Activ. A dianteira passa a contar com a nova identidade visual da Chevrolet, onde a grade frontal é divida na horizontal e resultado na parte superior mais fina e a inferior mais larga.

Os faróis e os nichos dos faróis de neblina também passarão por mudanças, sem falar que o novo Onix também pode ganhar duas faixas em LED na parte de baixo do para-choques, que devem trabalhar como luzes de rodagem diurna. Exclusivamente para a versão “aventureira” do hatch, o para-choque contará com desenho diferenciado e os faróis contarão com acabamento ligeiramente escurecido.

O Novo Chevrolet Onix ganha finalmente a sua versão aventureira.
O Novo Chevrolet Onix ganha finalmente a sua versão aventureira. (Foto: Divulgação)

Para dar uma pegada mais aventureira no Onix Cross, a Chevrolet resolveu optar pelo tradicional e adicionou barras longitudinais no teto, no entanto resolveu não usar o famoso estepe posicionado na tampa do porta-malas, algo que foi comemorado, já que deixaria o carro com um visual estranho em sua traseira.

Ainda na parte traseira do novo Chevrolet Onix em sua versão “off-road”, o para-choque e as lanternas serão totalmente renovados, assim como a suspensão que terá sua altura elevada, contribuindo assim para que o motorista possa conduzir com maior firmeza em trechos com buracos e estradas de terra.

A altura da suspensão do Novo Chevrolet Onix já mostra que o carro está preparado para assumir a condição off-road.
A altura da suspensão do Novo Chevrolet Onix já mostra que o carro está preparado para assumir a condição off-road. (Foto: Divulgação)

Motorização

Havia a expectativa a respeito do motor 1.0L de três cilindros, no entanto não será dessa vez que o mesmo equipará o novo Onix. O motivo seria o alto custo que envolveria a colocação do propulsor no hatch. O projeto do modelo não foi desenvolvido para receber um bloco menor, por isso seria necessário um grande investimento na adaptação do cofre do motor com a adição de novos mancais e calços. Além disso, haveria também uma preocupação com a vibração, algo que teria de ser estudado e resolvido.

Para compensar a falta do bloco 1.0L de três cilindros, a Chevrolet promete melhorias consideráveis nos já conhecidos 1.0L e 1.4L. As mudanças devem ser focadas em correções na estrutura dos motores, bem como na redução de atrito entre os componentes. Parra completar, a montadora norte-americana também planeja melhorar a economia de combustível dos propulsores, com isso promoveria mudanças aerodinâmicas, passaria a usar direção elétrica, lançaria uma nova transmissão manual de seis velocidades e adicionaria pneus de baixa resistência à rolagem.

A traseira do Novo Chevrolet Onix na versão Activ não ganhou o famoso estepe na tampa do porta-malas.
A traseira do Novo Chevrolet Onix na versão Activ não ganhou o famoso estepe na tampa do porta-malas. (Foto: Divulgação)

Interior

Internamente, o novo Onix também evoluirá, já que é quase certa a atualização da central multimídia com a segunda geração do My Link, tendo agora suporte para Android Auto e Apple CarPlay. O concierge e monitoramento OnStar também estarão no pacote de novidades, o que deve ser fundamental na popularização do sistema no Brasil como item de segurança (implica direto na redução dos valores do seguro).

Veja esses e muitos outros lançamentos da Chevrolet

Lançamento

Segundo a própria montadora, o novo Chevrolet Onix tradicional e sua versão aventureira chegam as concessionárias da marca na primeira semana de agosto. Os preços da configuração Cross devem partir de R$ 52 mil, posicionando-a como versão top de linha do hatch.

Compartilhe

DEIXE O SEU COMENTÁRIO