Novo Ford Focus 2018 chega ao Brasil no ano que vem

O novo Ford Focus 2018 está próximo de ser lançado no Brasil, pelo menos é o que garante a montadora norte-americana. Especulava-se que a chegada do modelo seguiria o mesmo roteiro da nova geração do Fiesta, que até foi anunciada pela marca, porém sem previsão para chegar ao mercado brasileiro.

Durante o evento de apresentação do novo motor 1.5l de 3 cilindros e 137 cv de potência (o mesmo que equipará o novo Ecosport), um dos executivos da marca afirmou que o Focus 2018 possui prioridade (na América do Sul) em relação ao novo Fiesta.

Novo Ford Focus 2018 ainda camuflado em testes na Europa.
Novo Ford Focus 2018 ainda camuflado em testes na Europa. (Foto: Motor1)

O motivo dessa preferência se dá pelo fato de o Focus ser o “apresentador” de novas tecnologias da Ford. Além disso, a montadora estadunidense percebeu que o Fiesta perdeu espaço após a chegada do novo Ka.

O novo Ka vai receber novas versões e transmissão automática, o que irá contribuir para que o modelo assuma de uma vez por todas a responsabilidade de ser o carro-chefe da Ford no mercado brasileiro.

Leia Também:

Ford Focus 2017 é lançado com sistema multimídia SYNC 3

Novo Ford Focus RS é lançado nos Estados Unidos com motor de 350 cv

Em sua quarta geração, o novo Focus já se encontra em testes com a carroceria definitiva na Europa. Com o objetivo de garantir maior espaço interno aos ocupantes (principalmente para a região das pernas no banco traseiro), a Ford ampliou a distância entre-eixos do modelo.

Visual

O visual é semelhante ao do novo Ford Fiesta, principalmente por causa das lanternas em posição baixa (que invadem a tampa do porta-malas) e dos faróis amendoados. O capô e o teto ganharam um formato em arco para que o hatch médio exiba um ar de coupé.

Além disso, o novo Ford Focus 2018 também receberá uma nova configuração, trata-se da versão aventureira Active, que contará com visual mais arrojado e suspensão levemente elevada.

O visual do novo Ford Focus 2018 evoluiu em vários aspectos.
O visual do novo Ford Focus 2018 evoluiu em vários aspectos. (Foto: Motor1)

Motor

O Ford Focus 2018 europeu contará com os motores Ecoboost Turbo de 3 de 4 cilindros. No mercado brasileiro, os propulsores devem ser o novo Dragon 1.5l de 3 cilindros aspirado (com injeção direta) nas versões mais baratas e o 1.5l Turbo nas configurações top de linha.

A transmissão de dupla embreagem Powershift deve ser substituída pelo câmbio automático convencional, que possui conversor de torque e seis velocidades (o Ecosport nacional também receberá essa tecnologia).

A linha de motores do novo Ford Focus 2018 receberá novidades para o mercado brasileiro.
A linha de motores do novo Ford Focus 2018 receberá novidades para o mercado brasileiro. (Foto: Motor1)

Interior

O interior do Focus 2018 deve ser bastante parecido com o do novo Fiesta (imagem abaixo), ou seja, com as saídas de ar e sistema de ar-condicionado em posições parecidas e a central multimídia Sync 3 em evidência no centro do painel.

O interior do novo Ford Focus 2018 será semelhante ao do Fiesta.
O interior do novo Ford Focus 2018 será semelhante ao do Fiesta. (Foto: Motor1)

Lançamento do novo Ford Focus 2018

A apresentação do novo Ford Focus 2018 está marcada para o Salão de Frankfurt, na Alemanha, no mês de setembro. No início de 2018, a produção deve ser iniciada na Argentina, com a estreia no Brasil acontecendo na sequência.

A grande dúvida gira em torno do cronograma da Ford, visto que o mesmo tem sofrido atrasos frequente.

Compartilhe

DEIXE O SEU COMENTÁRIO