Novo Toyota Prius desembarca no Brasil em meados de 2016

Apresentado em setembro de 2015, o novo Toyota Prius deve chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2016. Após iniciar suas vendas no Japão em dezembro do ano passado, o modelo chegou aos Estados Unidos nesse mês de fevereiro. Em uma categoria bastante disputada, a vida do modelo tem se tornado complicada, quadro esse que a montadora japonesa deseja mudar.

Sobre as novidades do Prius 2016, vale citar que a sua produção foi feita sobre uma nova plataforma, que está sendo chamada de Toyota Global New Architecture ou TNGA. Com essa nova arquitetura, o modelo passa a contar com uma carroceria 60% mais rígida, resultando assim em uma melhor dirigibilidade e mais conforto aos ocupantes do veículo.

O novo Toyota Prius chega ao Brasil no segundo semestre de 2016
O novo Toyota Prius chega ao Brasil no segundo semestre de 2016 (Foto: Divulgação)

Melhorias dinâmicas

A redução de 2 cm da altura do teto e o reposicionamento do motor foram fundamentais para uma enorme melhoria na estabilidade do carro, já que o centro de gravidade do modelo foi diminuído. Em contrapartida, o novo Toyota Prius cresceu, são 6 cm a mais de comprimento. A distância entre-eixos continua a mesma, ou seja, 2,70 m.

Visando ainda mais espaço interno, a Toyota posicionou a bateria embaixo dos bancos traseiros, o que acabou resultando no aumento de capacidade do porta-malas, que subiu de 445 litros para 502 litros.

Chamado de um “carro chato de guiar”, o ecologicamente correto, Toyota Prius, tornou-se mais agradável ao motorista, pelo menos é o que promete a montadora japonesa, que adicionou dois novos modos de condução ao veículo: o Sport e o Normal.

Interior recheado de itens tecnológicos do novo Toyota Prius
Interior recheado de itens tecnológicos do novo Toyota Prius (Foto: Divulgação)

Motorização

O motor continua sendo o 1.8L VVV-T a gasolina que junto ao propulsor elétrico, é capaz de fornecer 170 cv de potência. Embora permaneça o mesmo bloco, a Toyota investiu em melhorias para o mesmo. Entre as principais novidades, está uma preocupação maior com o nível de eficiência do novo Prius 2016, o que segundo informações da própria montadora, cresceu em 18%.

O Novo Toyota Prius manteve o seu motor 1.8L
O Novo Toyota Prius manteve o seu motor 1.8L (Foto: Divulgação)

Itens de série

A lista de itens de série recebeu grandes reforços, como são os casos do monitoramento de pontos cegos, alerta de cruzamento, sistema anti-colisão, piloto automático adaptativo mais moderno, head up display (projeta as informações no parabrisa do carro), sistema multimídia, ar condicionado digital e computador de bordo multifunções com tela de 4,2 polegadas e gráficos coloridos de alta resolução.

Confira outros lançamentos da Toyota

Preço

O modelo 2015 é vendido por R$ 115 mil, o que deve servir como base para o preço do Toyota Prius 2016. Com um mercado marcado pela crise, não se sabe que a montadora japonesa poderá elevar tanto os valores praticados em seu modelo.

Compartilhe

DEIXE O SEU COMENTÁRIO