Novo Volkswagen Santana desembarca no Brasil em 2017

Muitos já apostavam que isso não iria acontecer, mas eis que a VW decidiu retomar o projeto do Novo Volkswagen Santana, modelo esse que tem previsão de desembarcar no Brasil em 2017. Em um primeiro momento, a montadora está avaliando o mercado brasileiro, a fim de saber se realmente vale à pena investir na nova geração do seu sedan.

Vale lembrar que o mercado automotivo se movimentou bastante quando a Volkswagen anunciou o lançamento do novo Santana para a temporada 2014/2015. No entanto por motivos não informados, a montadora alemã resolveu abortar o projeto. Na época, a notícia caiu como uma bomba e frustou muitos consumidores que desejavam reviver os bons tempos do sedan. Mas, ao que parece, a VW está determinada a retornar com essa empreitada.

O novo Volkswagen Santana parece que finalmente ganhará sua nova versão.
O novo Volkswagen Santana parece que finalmente ganhará sua nova versão. (Foto: Divulgação)

Concorrência

Como já foi dito, a expectativa é de que o VW Santana seja lançado no Brasil em 2017, posicionando-se na categoria de sedan médios. Seu preço deve girar em torno de R$ 58 mil em sua versão mais completa. Seus principais concorrentes serão o Ford Fiesta Sedan, Honda City, Nissan Versam Fiat Grand Siena, Renault Logan e Chevrolet Cobalt.

Como ainda não temos a versão brasileira do Novo Volkswagen Santana, nossa matéria está ilustrada com o modelo vendido na China, que é produzido sob a plataforma PQ-35 (a mesma usada no Jetta), mas que dispõem de dimensões menores.

O belo interior do novo Volkswagen Santana.
O belo interior do novo Volkswagen Santana. (Foto: Divulgação)

Para chegar forte ao mercado brasileiro, o novo VW Santana será diferente do modelo vendido na China. O modelo que está sendo exibido ao público do Brasil em clínicas secretas realizadas pela Volkswagen conta com porta-malas mais elevado, lateral com linha de cintura em ascensão e faróis semelhantes aos presentes no Golf.

O novo Volkswagen Santana nacional terá várias diferenças em relação ao modelo vendido na China.
O novo Volkswagen Santana nacional terá várias diferenças em relação ao modelo vendido na China. (Foto: Divulgação)

Motorização

Em relação ao conjunto mecânico, o Volkswagen Santana 2017 contará com o motores 1.6L MSI e 1.4L TSI (vendidos na China), blocos esses que no mercado brasileiro serão Flex. Além dessas duas opções, o modelo nacional também poderá ser equipado com o propulsor 1.0L TSI Flex de 105 cavalos, ou seja, o mesmo usado no VW up! TSI.

Confira mais lançamentos da Volkswagen

O Volkswagen Santana viveu ótimos momentos em suas antigas gerações, no entanto era considerado um carro bastante “beberrão”, o que acabou afastando os consumidores do sedan médio alemão. Chamado popularmente de “carro de taxista”, o modelo caiu no gosto dos frotistas e por isso viu suas vendas alcançarem bons números.

Compartilhe

DEIXE O SEU COMENTÁRIO