O que é freio ABS e para que ele serve?

Você sabe o que é freio ABS, que aparece na listagem de configurações dos carros e nas propagandas sobre veículos na TV?

Aliás, você pode não saber o que é o recurso, mas com certeza já ouviu falar nele e, provavelmente, acha bom comprar um carro com freio ABS.

Afinal, se as propagandas exaltam com tanto fervor, é porque o recurso é bom, não é mesmo?

Mas o que exatamente faz um freio ABS? É o que vamos descobrir hoje. Portanto, siga a leitura!

O que é freio ABS e o que ele faz?

O ABS do freio ABS é uma sigla que significa Antilock Braking System. Na tradução livre, seria algo como Sistema de Frenagem Antitravamento.

Esse sistema é importante pois, em uma situação muito específica, as rodas do veículo podem travar quando acionamos o freio.

Imagine que você anda pela estrada a uma velocidade razoável, mas permitida pela lei. Digamos, 100 quilômetros por hora, por exemplo.

De repente, sem aviso prévio, alguém entra na frente do veículo. Pode ser um animal, uma pessoa ou até mesmo outro carro.

Instintivamente, você freia o carro e tenta pará-lo antes de colidir com esse objeto. O problema é que, quando o carro está em alta velocidade e o freio é acionado bruscamente, as rodas do veículo travam na tentativa de pará-lo. Infelizmente, isso causa o efeito oposto: com as rodas travadas e em alta velocidade, o carro não tem atrito com a estrada e, por causa disso, demora mais a parar e começa a deslizar na pista, causando mais acidentes.

Ou seja: se você precisa frenar com urgência, as rodas travadas fazem o carro andar mais, ele fica incontrolável e começa a derrapar na pista.

Por isso, foi criado um sistema para corrigir essa situação. É o freio ABS.

Ele é composto por uma peça feita de pequenos sensores que controla a velocidade das rodas.

Quando esses sensores identificam que o carro está em alta velocidade e a frenagem foi brusca, eles ativam o sistema que aplica pressão e solta a roda continuamente durante alguns segundos, meio que “pinçando” o disco da roda.

Por causa dessa pressão, a roda não fica travada. Ela trava por alguns milissegundos e volta ao normal, faz isso de novo e repete. Por causa disso, a roda nunca chega ao limite de travar sozinha e melhora o desempenho do sistema de frenagem.

Por causa do ABS, o carro consegue frear mais adequadamente (e rapidamente!) e o carro não perde dirigibilidade em um momento de possível acidente, ajudando a salvar vidas.

Você sabe que o seu carro tem ABS ou que ele foi usado quando faz uma frenagem brusca e sente uma leve trepidação no pedal do freio. Isso é o sinal que o sistema foi utilizado.

Caso seu carro tenha um ABS e você não sentir a trepidação, é sinal que ou você não estava rápido o suficiente, ou a frenagem não foi brusca o suficiente ou o sistema não está funcionando. Por isso, é importante sempre verificar se o sistema está funcionando adequadamente com uma oficina de confiança.

É importante ter freio ABS no meu carro?

Claro que sim! Como visto, o freio ABS é uma ferramenta importantíssima e que pode salvar muitas vidas.

Por causa dele, é possível evitar derrapar e perder o controle do carro em um momento de freada brusca. Por causa disso, você pode desviar de uma pessoa, um post ou animal que apareça de surpresa, salvando vidas e evitando acidentes.

Por isso, se tiver a oportunidade de comprar um carro com ABS ou adicionar no veículo que você vai comprar, faça isso. Vale a pena.

Compartilhe

DEIXE O SEU COMENTÁRIO