O que o desgaste do pneu do seu carro quer dizer?

Se você anda muito com o seu carro, com certeza já teve de lidar com o desgaste do pneu (ou pneus) dele.

Quando andamos muito com o carro, os pneus se desgastam e pedem substituição. Mas, em alguns casos, o desgaste pode ajudar a explicar que tem algo errado com o seu carro, sabia?

Vamos descobrir o que cada tipo de desgaste quer dizer! Continue lendo!

O que cada tipo de desgaste do pneu quer dizer

Existem muitos diferentes tipos de desgaste do pneu, mas apenas um deles é o “certo”. E usamos as aspas nesta frase porque não existe algo “certo” neste caso, o desgaste é ruim por definição.

Porém, existe um tipo de desgaste que é o “normal”, o esperado. Esse é o “certo”.

O desgaste do pneu correto é aquele que é uniforme e pega toda a superfície do objeto. Se o seu pneu está desgastado por igual, então está tudo certo com o seu veículo.

É só trocar o pneu por um novo e seguir a vida tranquilamente.

Todavia, se o desgaste não está uniforme em todo o pneu, então há alguma coisa errada. Para saber o que está com problema, você terá de analisar o desgaste.

Pneu com desgaste apenas no centro

Quando o pneu apresenta um desgaste apenas na sua faixa central, o problema é que ele está com muita pressão.

Um pneu com pressão demais tende a baixar a sua faixa central e levantar as laterais. Por causa disso, apenas o centro do pneu fica em contato com o solo e desgasta.

A solução é colocar no lugar um pneu com pressão adequada.

Pneu com desgaste só nas laterais e não na parte central

Neste caso, o problema é o oposto do cenário anterior: pressão de menos. Quando isso acontece, as laterais do pneu ficam pra baixo e tocam o solo impedindo que o centro faça o mesmo.

Por causa disso, as laterais ficam desgastadas, mas o centro fica conservado.

Quando há desgaste numa borda só do pneu

Em alguns casos, apenas uma das bordas do pneu fica desgastadas. Quando isso acontece, o problema não está na pressão interna do objeto, mas no alinhamento das rodas.

Para corrigir, leve o veículo a uma oficina mecânica de confiança e peça para alinharem as rodas.

Desgaste irregular pelo pneu

Em casos extremos, as manchas de desgaste no pneu assumem formatos irregulares e aparecem em lugares sem padrão no pneu.

Se isso acontecer, o sinal é de que as rodas podem estar desbalanceadas ou, em uma situação pior, que os amortecedores estão danificados e precisam de uma substituição.

O que acontece com quem não troca o pneu desgastado?

Andar pela cidade com um pneu desgastado e antigo é uma infração grave que pode gerar consequências negativas para o motorista.

A primeira delas é uma multa de 5 pontos na CNH, acompanhada de uma multa que gira ao redor dos R$ 200.

A segunda é o risco de acidentes graves. Por exemplo, um carro com pneu desgastado por causa dos amortecedores tem falha no freio. Isso significa que o carro corre risco em um momento crítico.

Portanto, fique sempre atento ao desgaste do pneu e faça a substituição necessária quando chegar a hora. Gostou do artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais!

Compartilhe

DEIXE O SEU COMENTÁRIO