Os 7 mais comuns erros ao dirigir

O mês de maio foi selecionado para a campanha mundial Maio Amarelo, que visa diminuir o número de acidentes de trânsito. Uma maneira importante de evitar acidentes é corrigir certos erros ao dirigir.

Todos cometemos erros na condução de um carro. Alguns são simples e não custam nada. Já outros, podem custar a vida. Mesmo erros que fizemos a vida inteira podem, em um dia de azar, causar um acidente grave.

Será que você também comete erros ao dirigir sem saber? Vamos descobrir com a nossa lista de x erros na direção!

Os 7 erros mais comuns ao dirigir

Confira a seguir alguns dos erros mais comuns no volante. Será que você comete algum deles?

1.      Girar o volante com o carro parado

Girar o volante com o carro parado é algo muito comum quando estamos estacionados em lugares apertados ou não temos prática com a baliza. Ao mesmo tempo, é um erro grave pois pode danificar o veículo.

Quando o carro não está em movimento, a força exercida nos componentes da barra de direção é muito alta. Mexer o volante pode desgastar o sistema e causar acidentes no futuro (além de alto gasto em consertos).

2.      Dirigir com a mão no câmbio

Muitas pessoas têm o hábito de dirigir com a mão no volante para fazer trocas de marchas mais rapidamente. Isso é um erro pois pressiona muito a base do câmbio, o que pode desgastar e danificar o sistema. Para consertar, são mais algumas centenas de reais.

3.      Ficar com o pé na embreagem quando parado

Outro erro muito comum é ficar com o pé na embreagem quando se está parado no semáforo. As pessoas fazem isso para poder sair mais rapidamente quando o sinal abrir, mas isso causa um dano sério no rolamento de liberação do sistema. Se ele se danificar, é necessário trocar toda a embreagem.

4.      Dirigir de chinelo

Você sabia que não se pode dirigir de chinelos? Provavelmente sim, mas cerca de 25% das mulheres e 13% dos homens ainda fazem isso.

Esse tipo de calçado aumenta a chance de acidentes pois o chinelo escorrega dos pedais e pode ficar preso no tapete do carro. Inclusive, muitas seguradoras não pagam o seguro de um acidente se o motorista estiver de chinelos no momento da batida. Portanto, use um calçado adequado na hora de dirigir!

5.      Frear na descida

Descer uma ladeira pode ser assustador para muita gente, mas frear na descida, mesmo que de leve (mas continuamente), é um problema maior. Isso porque os discos do freio se sobrecarregam nessa situação.

6.      Acelerar no sinal amarelo

Uma das maiores causas de acidentes em áreas urbanas está na má interpretação do sinal amarelo do semáforo. Muitos motoristas aceleram quando enxergam o amarelo, tentando evitar ficar “preso” com o sinal fechado. O problema é que nem sempre dá tempo de passar pelo cruzamento e há a colisão com outros carros.

7.      Se distrair enquanto dirige

Com celulares, rádio e passageiros, é comum se distrair enquanto dirige pelas ruas. Mas isso é um problema sério, pois é na falta de concentração que estão os maiores acidentes nas ruas do Brasil.

E aí, você comete alguns desses erros ao dirigir? Então corrija seu comportamento e evite acidentes! Sua família agradece!

Compartilhe

DEIXE O SEU COMENTÁRIO