Quais os principais problemas do Onix?

Ele é o carro mais vendido do Brasil há 4 anos, mas isso não significa que não existam problemas do Onix.

Afinal, o Chevrolet Onix é um carro como qualquer outro e, por isso mesmo, também está vulnerável a problemas mecânicos e de produção.

Abaixo, listamos os problemas mais comuns encontrados no Chevrolet Onix e o que você precisa fazer para consertá-los. Siga lendo para saber mais!

1) O ar-condicionado é um dos problemas do Onix

Um dos casos mais relatados de problemas do Onix é o do ar-condicionado do veículo. Esse problema é comum porque não é necessariamente uma falha do carro, mas sim uma característica dele.

Segundo os relatos, o ar-condicionado do veículo “demora a pegar”, não esfriando o interior do carro como desejado.

Isso acontece, na maior parte das vezes, por causa do rolamento do compressor do ar-condicionado. A solução é, portanto, trocar a peça ou todo o sistema de compressor.

2) Barulhos internos e externos têm solução fácil

O Onix, assim como tantos outros carros, apresenta alguns problemas de barulhos internos e externos. São duas principais causas para isso.

No cenário de barulhos no interior do carro, eles têm ocorrido mais comumente por uma falha na chapa do teto do veículo. A solução é dispendiosa: trocar a chapa por uma nova.

Já nos barulhos no exterior, o problema é muito mais simples: as palhetas do limpa-vidros podem vibrar demais com o veículo ligado. A solução é colocar peças novas.

3) Motor pode deixar de funcionar em carros específicos

Um problema que assustou muitos donos de Onix no passado (mas ainda pode acontecer) é o motor perder força e parar de funcionar no meio da rodagem, mesmo com uma quilometragem baixa.

Na época, a Chevrolet afirmou que o problema era em um lote de válvulas específico usado em carros específicos. No caso, essas válvulas não receberam um tratamento térmico.

De lá para cá, o problema não voltou a acontecer, mas pode ser que alguns carros do mesmo lote ainda apresentem a válvula defeituosa.

4) A direção hidráulica do Onix pode ter problemas

Um problema muito relatado por donos do Onix 1.0 é o barulho em certas curvas causado pelo sistema de direção hidráulico.

A explicação, segundo alguns mecânicos, está no próprio motor do carro.

De acordo com eles, alguns sistemas como o de frenagem e o de direção elétrica dependem de energias do motor para funcionar.

Todavia, em momentos em que o motor é muito exigido, não há energia extra disponível para esses sistemas e eles não funcionam adequadamente.

Entretanto, a Chevrolet afirma que o problema é outro: há uma entrada de ar no sistema de direção. Se você começar a notar o barulho, basta esterçar o volante totalmente para um lado e depois para o outro algumas vezes para retirar o ar do sistema de direção hidráulica.

Apesar dessa lista de problemas do Onix, o carro da Chevrolet ainda mantém um índice de uma pontuação de 23 no Índice de Manutenção Veicular, que mede o custo de manutenção recomendado pela montadora (onde 10 é pouco e 60 é muito). Ou seja: o veículo tem uma manutenção muito econômica.

Com a chegada da nova geração do carro, esperemos que esses problemas do Onix não apareçam mais. E aí, você é motorista de um Onix e tem algum outro problema para relatar? Comente abaixo!

Compartilhe

DEIXE O SEU COMENTÁRIO