Renault Grand Scenic é a nova geração da minivan francesa

Lançado no Salão de Genebra, o Renault Grand Scenic chega ao mercado como a nova geração da minivan francesa. Vendido no Brasil durante alguns anos, o modelo foi retirado de linha em 2010 e não tem previsões para voltar ao nosso país. Dezenas de famílias recordam com saudade dos tempos em que o carro circulava pelas ruas e rodovias canarinhas.

Assim como o Renault Scenic, o Grand Scenic também conta com um design mais moderno e arrojado, algo que não é muito comum em modelos direcionados a família. Analisando friamente, vemos mais um crossover do que propriamente uma minivan. Disponível nas versões com cinco e sete lugares, o carro teve o porta-malas aumentado em 40 litros (versão com cinco lugares), distância entre-eixos em 35 mm, altura em 15 mm, largura em 20 mm e comprimento em 75 mm.

O Renault Grand Scenic chega como nova geração da minivan.
O Renault Grand Scenic chega como nova geração da minivan. (Foto: Divulgação)

Tecnologia

Por falar no porta-malas, algo que chama a atenção dos consumidores é a maneira como o mesmo é acessado. Graças a função One Touch Folding Seat, é possível rebater o banco traseiro com apenas um toque na tela do sistema multimídia. Com isso, a capacidade de carga praticamente dobra, já que o assoalho fica totalmente plano. Modelos assim são muito usados por autônomos que trabalham com pintura, limpeza de carpetes, entre outras atividades que necessitam de transportar cargas de tamanho médio.

O design do Renault Grand Scenic é bastante ousado e moderno.
O design do Renault Grand Scenic é bastante ousado e moderno. (Foto: Divulgação)

Itens de série

Incluindo itens de série e também opcionais, a lista de equipamentos do Renault Grand Scenic conta com sistema de estacionamento autônomo (Park Assist), sensor de estacionamento lateral, traseiro e dianteiro, câmera de ré, monitoramento de pontos cegos, leitura de placas de trânsito, alerta de colisão frontal, alerta de mudança de faixa involuntária, frenagem de emergência, piloto automático adaptativo, sistema de som Bose e head-up display colorido.

Internamente, o Renault Grand Scenic é recheado de tecnologia.
Internamente, o Renault Grand Scenic é recheado de tecnologia. (Foto: Divulgação)

Motorização

A linha de motores do novo Grand Scenic engloba duas versões movidas a gasolina (TCe 130 e TCe 115), três  a diesel (dCi 160, dCi 130 e dCi 110) e uma híbrida a diesel (dCi 110). A transmissão é sempre manual de seis velocidades, o que causa certa estranheza, já que a minivan merecia um câmbio automático.

A pegada do Renault Grand Scenic ficou muito mais para crossover do que para minivan.
A pegada do Renault Grand Scenic ficou muito mais para crossover do que para minivan. (Foto: Divulgação)

Confira mais lançamentos da Renault

Lançamento

Sobre o lançamento, o Grand Scenic chega ao mercado europeu no último trimestre de 2016. No Brasil, especulou-se que a minivan poderia ressurgir em uma versão de cinco lugares, no entanto essa possibilidade foi logo descartada pela Renault, já que o país encontra-se afundado em uma grave crise e os impostos estão cada vez mais pesados.

Compartilhe

DEIXE O SEU COMENTÁRIO