Toyota Prius 2016 chega com preço de R$ 119.950

Grande sucesso mundial com a tecnologia híbrida, o Toyota Prius 2016 chega ao mercado recheado de novidades. Responsável por inaugurar a plataforma TNGA, o modelo apresenta diversas melhorias tecnológicas e aerodinâmicas, além de um visual totalmente renovado. O sedan já está disponível nas concessionárias da montadora japonesa espalhadas por todo o Brasil.

O visual é com certeza o ponto forte do novo Prius 2016, uma vez que o carro conta com design recheado de traços triangulares. A dianteira conta agora com o novo padrão de identidade visual da marca e também com a coluna C em preto para garantir ao teto um aspecto flutuante. A traseira manteve o seu nível de “ousadia”, já que recebeu lanternas no estilo bumerangue e uma espécie de aerofólio que é integrado aos vincos laterais.

O novo Toyota Prius 2016 chega ao mercado brasileiro com boas novidades.
O novo Toyota Prius 2016 chega ao mercado brasileiro com boas novidades. (Foto: Divulgação)

Dimensões

A Toyota também promoveu mudanças nas dimensões do Prius 2016. Externamente, o modelo está 20 mm mais baixo (1,49 m), 15 mm mais largo (1,76 m) e 60 mm mais comprido (4,54 m). Na parte interna, a cabine cresceu 15 mm em seu comprimento (2.21 m) e 20 mm na largura (1,49 m). O porta-malas suporta 412 litros de volume e teve a sua abertura alargada em 84 mm.

Além das mudanças dimensionais, a Toyota também promoveu alterações no coeficiente aerodinâmico (CV) do novo Prius, passando de 0,25 para 0,24. Com isso, o sedan ganha em eficiência e performance, o que é muito bem vindo para um modelo desse porte.

A traseira do Toyota Prius 2016 conta com design futurístico.
A traseira do Toyota Prius 2016 conta com design futurístico. (Foto: Divulgação)

Motorização

O conjunto híbrido também recebeu novidades. Chamado agora de Hibryd Synergy Drive, ele une um motor 1.5L VVT-i de ciclo Atkinson capaz de gerar 98 cv de potência a 5.200 rpm e 14,2 Kgfm de torque a 3.600 rpm (movido a gasolina) a um propulsor elétrico que fornece 72 cavalos de potência e 16,6 Kgfm de torque.

Com ajustes que priorizam a economia máxima de combustível, a potência dos dois motores é de 123 cv. Por fim, a Toyota informou que o conjunto mecânico permite ao novo Prius 2016 acelerar de 0 a 100 km/h em 11 segundos.

A atualização do conjunto híbrido (também está mais leve) e as melhorias aerodinâmicas resultaram em um consumo ainda mais baixo. Segundo os testes do Inmetro, na cidade, o carro está 24% mais econômico do que o modelo anterior, subindo de 15,2 km/l para 18,9 km/l. Nas avaliações feitas na estrada, o sedan está “bebendo” 19% a menos, passando de 14,3 km/l para 17,0 km/l. Com isso, o carro japonês conquista a liderança do ranking de automóveis mais eficientes do Brasil.

O interior do Toyota Prius 2016 é bastante moderno e recheado de tecnologia.
O interior do Toyota Prius 2016 é bastante moderno e recheado de tecnologia. (Foto: Divulgação)

Itens de série

Disponível em uma única versão, o Toyota Prius 2016 conta com uma lista de itens de série bastante extensa. Aviso sonoro de faróis ligados, controle de velocidade de cruzeiro, volante em couro com comandos do computador de bordo e do sistema de áudio, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos retráteis, elétricos e com indicadores de direção, descansa braços traseiro com porta corpos (está 16 mm mais largo do que o presente na versão anterior, travas elétricas, coluna de direção com regulagem de profundidade e altura, vidros elétricos nas quatro portas com a tecnologia “One Touch” e sistema antiesmagamento, bancos dianteiros com aquecimento, revestimento em couro e material sintético dos bancos, banco do motorista com ajuste elétrico de distância, lombar e altura, sistema de ignição do motor por botão, Smart Entry System (as portas dianteira são abertas por meio do sistema de aproximação), TV Digital, head-up display colorido, sistema de navegação com GPS integrado, carregador de celular sem fio (apenas alguns aparelhos celulares suportam essa tecnologia) e ar condicionado dual zone com comando S-Flow são alguns dos equipamentos que dão “recheio” ao sedan.

Sobre a tecnologia do Toyota Prius 2016, o quadro de instrumentos apresenta várias informações ao condutor.
Sobre a tecnologia do Toyota Prius 2016, o quadro de instrumentos apresenta várias informações ao condutor. (Foto: Divulgação)

Segurança

Na lista de itens de segurança, temos sistema auxiliar de frenagem EBD nas quatro rodas, sistema de freios ABS, controle de estabilidade (VSC), luz de neblina traseira em LED, faróis de neblina em LED dianteiros, travas de segurança para crianças nas portas traseira, sistema de alarme com acionamento a distância, câmera de ré projetada na tela de LCD com alerta sonoro, cinto de segurança e pré-tensionadores e três pontos para todos os ocupantes, três apoio de cabeça com ajuste de altura para os passageiros do banco traseiro, alerta sonoro para avisar sobre o o uso do cinto de segurança nos bancos dianteiros e sete airbags (de joelho para o motorista, dois de cortina, duplo lateral e duplo frontal).

Veja mais lançamentos da Toyota

Preço

Como já foi dito, o Toyota Prius 2016 é vendido em versão única e o seu preço é de R$ 119.950. Atuando na categoria de sedans de luxo, o modelo espera repetir os bons resultados dos últimos anos.

Compartilhe

DEIXE O SEU COMENTÁRIO