Toyota Prius chega a sua quarta geração com boas novidades

O lançamento da quarta geração do Toyota Prius finalmente foi confirmado para o Brasil. Importado do Japão, o modelo, em um primeiro momento, estará disponível em sua versão híbrida. Boatos se dão de que a montadora planeja montar o carro na planta de São Bernardo, em São Paulo, fábrica essa que produz as peças para o Toyota Corolla e que pode ser transformada pela empresa em uma “fábrica verde”.

Mesmo que seja praticamente certo o lançamento, alguns executivos da Toyota garantem que ainda existem algumas pendências em relação a isenção de impostos por parte do governo federal e estadual para modelos elétricos e híbridos. Essa questão deve ser resolvida nesse mês de maio, para assim o anúncio ser realmente confirmado por toda a diretoria responsável pelo modelo. A má notícia é de que o preço do novo Prius não será nada atraente.

Essa é a quarta geração do Toyota Prius.
Essa é a quarta geração do Toyota Prius. (Foto: Divulgação)

Motorização

O modelo atual custa R$ 117.610, preço esse que será bastante aumentado na nova geração. Mesmo com os incentivos fiscais (eles excluem o imposto de importação para os veículos “verdes), o Toyota Prius enfrentará dificuldades no mercado brasileiro, já que o país se encontra em um momento econômico e político bastante complicado. Estuda-se nacionalizar o modelo, mas o atual cenário amedronta a montadora japonesa. Para um possível Prius nacional, a ideia seria de substituir o motor atual 1.8L 16V movido a gasolina por um propulsor com a tecnologia Flex.

A traseira do Toyota Prius continua bastante moderna e futurística.
A traseira do Toyota Prius continua bastante moderna e futurística. (Foto Divulgação)

Visual

No Japão e nos Estados Unidos, a versão Plug-In Prime também é vendida. Falando mais sobre a quarta geração do Toyota Prius, o modelo conta com um design bastante parecido ao do Mirai (modelo movido à hidrogênio) e foi fabricado sobre uma nova plataforma modular, a TNGA, que é específica para veículos equipados com motor transversal.

Painel bem detalhado do Toyota Prius.
Painel bem detalhado do Toyota Prius. (Foto: Divulgação)

Estrutura

O uso da plataforma TNGA resulta em uma estrutura de chassi 60% mais rígida e um centro de gravidade mais baixo. Segundos informações dos próprios executivos da Toyota, o novo Prius está 40% mais eficiente com a energia térmica e 18% mais econômico no consumo de combustível. Farol alto automático, alerta de faixa de rolamento, controle de cruzeiro adaptativo e sistema pré-colisão são algumas das novidades da quarta geração do modelo japonês.

O espaço interno é um dos pontos positivos da quarta geração do Toyota Prius.
O espaço interno é um dos pontos positivos da quarta geração do Toyota Prius. (Foto: Divulgação)

Já conferiu todos os lançamentos da Toyota?

Para o mercado europeu, o Toytoa Prius ainda adiciona o sistema de leitura de placas. A geração anterior, no Brasil, teve as suas vendas praticamente destinadas aos consumidores corporativos, pessoas essas que pagavam R$ 115.500 pela única versão disponível do modelo.

Compartilhe

1 COMMENT

DEIXE O SEU COMENTÁRIO