Volkswagen Gol 2016: preço, novidades e lançamento

O Volkswagen Gol 2016 não será o responsável por estrear a nova geração do hatch, por isso, a montadora alemã resolveu promover uma leve reestilização no modelo, a fim de mantê-lo atraente pelos próximos dois anos. Novidades no visual e também no conjunto mecânico, são os principais destaques de um carro que viu suas vendas despencarem.

Durante 27 anos, o Volkswagen Gol foi o líder absoluto de vendas do mercado brasileiro, no entanto com o surgimento de novos modelos e também com a evolução de concorrentes já conhecidos, o hatch alemão perdeu espaço e dificilmente voltará ao topo do ranking novamente. Por isso, a montadora sabe que precisar ser inteligente, tanto que está projetando um carro mais espaçoso, refinado e moderno.

O Volkswagen Gol 2016 terá a missão de dar conta dos consumidores até o lançamento da próxima geração
O Volkswagen Gol 2016 terá a missão de dar conta dos consumidores até o lançamento da próxima geração (Foto: Divulgação)

Novidades

Sobre as novidades visuais, a dianteira conta agora com para-choques, faróis e grade frontal inspirados no VW Polo Europeu. A traseira, por sua vez, traz um novo para-choque e novas lanternas. As laterais continuam as mesmas, mostrando assim que a Volkswagen não quis mexer muito no novo Gol 2016, visto que o foco total é no lançamento da nova geração do hatch.

Interior

Internamente, o Volkswagen Gol 2016 conta com acabamento de maior qualidade, além de pequenos ajustes. Em modo geral, o interior do hatch é baseado na parte interna do seu irmão mais velho, o VW Golf G7. Por isso, mesmo sem o luxo de outras montadoras, os consumidores irão encontrar um pouco mais de sutileza e modernidade por dentro do carro.

A traseira do Volkswagen Gol 2016 recebeu poucas novidades
A traseira do Volkswagen Gol 2016 recebeu poucas novidades (Foto: Divulgação)

Motorização

Em seu conjunto mecânico, o Gol 2016 mantém o EA-211 1.6L Flex de 120 cv de potência (quando abastecido com etanol) e ganha os blocos EA-211 1.0L de três cilindros, propulsor esses que já equipa o VW up! e o Volkswagen Fox e o 1.0L TSI Turbo (equipa o Volkswagen up!). Com a inclusão de maios motores na gama do hatch, a montadora alemã conseguirá atender ao nível mais exigente de eficiência do Invar-Auto, tendo assim, a possibilidade de conseguir a maior redução possível do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Baseado no interior do Golf 7, a parte interna do Volkswagen Gol 2016 está mais refinada
Baseado no interior do Golf 7, a parte interna do Volkswagen Gol 2016 está mais refinada (Foto: Divulgação)

Lançamento

A expectativa é de que o novo Volkswagen Gol 2016 chegue ao mercado no primeiro semestre de 2016, sendo seguido pelo Voyage 2016 e pela tão aguardada, Saveiro 2016.

Confira mais lançamentos da Volkswagen

A nova geração do Volkswagen Gol deve chegar em 2017 ou 2018
A nova geração do Volkswagen Gol deve chegar em 2017 ou 2018 (Foto: Divulgação)

Concorrentes

Atualmente, o Volkswagen Gol disputa mercado com o Fiat Uno, Fiat Palio, Chevrolet Onix, Renault Sandero, Hyundai HB20, Toyota Etios, Renault Clio, Nissan March, Peugeot 207, Ford Ka, Jac J3 e Chevrolet Agile. Com uma categoria tão disputada, a montadora sabe que terá de fazer muito melhor, se quiser conquistar um lugar no pódio dos carros mais vendidos do segmento.

A nova geração do Volkswagen Gol deve chegar em 2017 ou 2018, onde a montadora alemã promete surpreender aos consumidores, já que o carro virá bastante modificado e dotado de muitas novidades positivas. A ideia da marca é de ao menos, sair do incômodo, quinto lugar, que o hatch se encontra atualmente na lista dos carros mais vendidos no Brasil.

Compartilhe