Volkswagen Golf GTI TCR: a versão de 330 cv do hatch

A VW apresentou o Volkswagen Golf GTI TCR, modelo esse que é a versão para competições do já conhecido, Golf GTI. Desenvolvido e fabricado pela Volkswagen Motorsport, essa máquina será utilizada em campeonatos nacionais e internacionais de carros de turismo. Os automóveis já foram entregues às equipes desde o mês de março (em Barcelona, na Espanha) e o primeiro roll-out aconteceu no Circuito Ricardo Tormo, mais precisamente em Valência, também em território espanhol.

Como já foi dito, essa é uma versão do Volkswagen Golf GTI destinada apenas para competições oficiais, por isso a chance de você topar com um modelo desses na rua da sua casa é praticamente zero. No entanto, para quem aprecia belos carros, é uma ótima pedida, já que o GTI TCR conta com um design esportivo e um motor bastante potente.

O Volkswagen Golf GTI TCR é a versão para corridas do Golf original.
O Volkswagen Golf GTI TCR é a versão para corridas do Golf original. (Foto: Divulgação)

Visual e itens de segurança

Em relação ao visual, o Golf GTI TCR conta com difusores (traseiros e dianteiros) e spoilers em fibra de carbono, chassi cerca de 40 cm maior do que o presente no VW Golf tradicional, rodas aro 18 e linhas bastante modernas e totalmente projetadas para auxiliar na aerodinâmica do modelo, já que se trata de um verdadeiro “carro de corrida”.

Pensando na segurança do piloto, o Volkswagen Golf GTI TCR conta com gaiola de segurança e assento de corrida com protetores de cabeça. Itens como esses, são obrigatórios, já que os carros atingem velocidades altíssimas e necessitam de oferecer o máximo de “tranquilidade” possível ao motorista.

Os difusores e os spoilers do Volkswagen Golf GTI TCR são todos em fibra de carbono.
Os difusores e os spoilers do Volkswagen Golf GTI TCR são todos em fibra de carbono. (Foto: Divulgação)

Motorização

O motor é o 2.0L Turbo de quatro cilindros e incríveis 330 cv de potência, tudo isso associado a uma transmissão sequencial com troca de marchas no volante (sistema Paddle shift). Ressaltando que esse propulsor com injeção direta de combustível, é o mesmo que equipa a versão top de linha do hatch alemão, o Golf R. O GTI TCR gera 243 KW (330 PS) e produz 410 Nm de torque.

Confira mais lançamentos da Volkswagen

Comemoração

O Volkswagen Golf GTI TCR é mais um dos modelos que comemoram os 40 anos do Golf GTI, evento esse que também marcará o lançamento do Golf GTI Clubsport, versão essa que será equipada com o motor TFSI 2.0L de 265 cv de potência.

Compartilhe

DEIXE O SEU COMENTÁRIO