Volkswagen não tem planos para um novo Fusca elétrico

Não são poucos os motoristas que pedem por um novo Fusca. Na verdade, com essa vindoura “era de ouro” dos carros elétricos, havia o sonho de que a Volkswagen recriasse seu carro mais famoso com um motor movido à eletricidade.

Porém, segundo Herbert Diess, CEO da empresa alemã, um novo Fusca elétrico é apenas um sonho mesmo. Pelo menos foi o que ele falou em uma entrevista ao Motor Trend.

Confira os principais pontos da conversa a seguir!

Nada de novo Fusca no futuro? Nem elétrico?

Foi em 1998 que a Volkswagen decidiu lançar o New Beetle, a versão “moderna” do Fusca.

O carro fez relativo sucesso e foi fabricado até 2010, durando mais de dez anos no mercado e ganhando algumas gerações.

Porém, eventualmente o New Beetle saiu de cena, assim como o Fusca antes dele. Isso, entretanto, não diminuiu os sonhos dos fãs do Fusca de ver um dos carros mais famosos do mundo ganhar uma releitura nova.

Com a moda dos carros elétricos, e com a Volkswagen decidindo relançar alguns veículos tradicionais eletrificados (como a nova Kombi, que falaremos a seguir), surgiu o rumor de que o Fusca poderia ser o próximo.

Mas… não é bem assim. Na entrevista ao Motor Trend, o CEO da Volkswagen foi categórico quando perguntado sobre essa possibilidade:

“Não [existem planos para um novo Fusca elétrico]. Se fôssemos fazer, teria de ser algo emocional, mas não acho que nós conseguimos transformar toda a linha de carros históricos da Volkswagen em carros elétricos. E nem acho que nós devíamos fazer isso”, disse o executivo.

Ele afirmou, porém, que a plataforma atual que é usada para o desenvolvimento dos carros da linha ID (que é a linha elétrica da Volkswagen), chamada de MEB, poderia ser usada para criar um novo Fusca elétrico.

“Com essa plataforma, podemos fazer derivados como um novo Fusca muito mais facilmente do que com as plataformas tradicionais. Foi por isso que conseguimos criar a ID Buzz, porque a plataforma tem uma bateria plana e isso dá muita liberdade de design. Dá para criar veículos muito emocionais mais facilmente”, disse o executivo.

Quando a Kombi elétrica sairá?

A ID Buzz que ele menciona, claro, é a versão elétrica da Kombi. Nessa entrevista, o CEO da Volkswagen dá a previsão de lançamento do carro: 2022.

“A ID Buzz está em construção, sob design, com tudo decidido. O funil de produção já está montado e tudo está pronto. A máquina está funcionando para o carro ser lançado em 2022”, explicou o executivo.

Se as coisas parecem boas para a Kombi elétrica, o mesmo não pode ser dito do Buggy elétrico, o ID Buggy.

Ele foi apresentado há algum tempo e encantou muita gente, mas ainda não tem previsão de se tornar uma realidade.

Segundo o CEO da Volkswagen, o buggy “ainda não está pronto para ser produzido, mas é uma opção, uma possibilidade”. Segundo ele, tudo vai depender da quantidade de veículos que eles poderão produzir.

Se a Volkswagen conseguir preparar sua linha de montagem para diminuir custos e fazer de 5.000 a 10.000 unidades por ano (e houver demanda para isso, claro), eles poderão produzir o ID Buggy. Enquanto isso não acontecer, nada feito.

E aí, o que achou das novidades dos carros elétricos da Volkswagen? Ficou triste pela ausência de um novo Fusca elétrico? Mas e a ID Buzz, te anima? Comente abaixo!

Compartilhe

DEIXE O SEU COMENTÁRIO